ACATE (Hub de inovação), Darwin (Aceleradora) e o coordenador do programa Startup SC, Alexandre Souza (Herói) foram os vencedores do prêmio entregue no final da Conferência da ABStartups
Reportagem: Fabrício Rodrigues, de São Paulo
O ecossistema de startups de Santa Catarina volta de São Paulo como a vencedora em três categorias no Startup Awards, premiação nacional que encerrou a programação do CASE 2018, principal encontro das comunidades empreendedoras do país, nesta sexta (30.11), organizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups).
O primeiro prêmio da noite foi para a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), vencedora na categoria Hub de Inovação – a disputa foi com dois gigantes da capital paulista: o CUBO e o Google Campus. O vice-presidente de Mercado Silvio Kotujansky lembrou a trajetória de 32 anos da ACATE e a importância do Centro de Inovação da SC-401, inaugurado em 2015, como referência no desenvolvimento do ecossistema de tecnologia não só de Santa Catarina mas do país.
Quem também comemorou foi o Darwin Startups, aceleradora com foco no desenvolvimento de soluções para o mercado financeiro, seguros, big data, TI e telecom. Criada em 2015, em Florianópolis, inaugurou unidade em São Paulo em 2018. “Nosso lema sempre foi: o empreendedor primeiro. Não queremos ser a melhor aceleradora do Brasil ou do mundo se não for a melhor para o empreendedor”, destacou o CEO Marcos Mueller.
O terceiro título da noite foi um dos mais comemorados pela barulhenta comitiva catarinense no CASE: Alexandre Souza, gestor do programa StartupSC (que só em 2018 impactou 6 mil pessoas) foi escolhido o Herói do Ano. “Não estaria comemorando aqui se não fosse pelo engajamento da comunidade de startups de Santa Catarina”, resumiu, ao receber o troféu. O StartupSC começou como um programa de capacitação para novos negócios em 2013, expandiu para Joinville neste ano e em 2019 chega também a Blumenau e Chapecó. O programa também é o guarda-chuva de outras iniciativas de apoio ao empreendedorismo, como os Startup Weekend, os Meetups de networking e capacitação e, desde 2018, o Startup Summit, realizado em conjunto com o Sebrae nacional e que recebeu mais de 2,3 mil pessoas em Florianópolis.
Santa Catarina teve finalistas em 9 das 11 categorias do Startup Awards, que elegeu também a melhor universidade, mentor, profissional de comunicação, investidor anjo, programas de inovação de grandes empresas, iniciativas de impacto social, comunidade e a startup do ano.
Confira abaixo a lista completa dos vencedores e os demais finalistas:
*Aceleradora: Darwin Startups (também finalistas ACE / Startup Farm)
*Herói: Alexandre Souza (Alana Fernandes / Dani Junco)
*Hub de inovação: Acate (Cubo e Google Campus)
Universidade: UFMG (FIAP / UFSC)
Profissional de Comunicação: Bruno Pinheiro (Beatriz Bevilacqua / Rodrigo Lóssio)
Investidor anjo: Camila Farani (João Kepler e Marco Poli)
Mentor: Paulo Costa (Edson Mackeenzy / Rafael Assunção)
Impacto Social: Black Rocks (Baanko Challenge / Quero Educação)
Corporate: Sebrae (Itaú / Softplan)
Startup: Edools (Creative Drive-Decora / Agência Edu)
Comunidade: Zeroonze/SP (San Pedro Valley / Startup SC)
SIGA NOSSAS REDES