15a. edição do programa JEDI, realizado pelo Join.Valle e Sebrae/SC, prepara colaboradores para desenvolver soluções inovadoras dentro das empresas. / Foto: Divulgação
[30.09.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A 15ª edição da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (JEDI) começou no último fim de semana reunindo no Ágora Tech Park, em Joinville, oito equipes formadas por colaboradores de empresas catarinenses. A iniciativa, promovida pelo Join.Valle em parceria com o Sebrae/SC, tem como objetivo fomentar o intraempreendedorismo e capacitar profissionais para identificar oportunidades internas e propor soluções estratégicas.
A abertura contou com a palestra “Protagonismo e atitude: escolhas que transformam pessoas e negócios”, a cargo de Ricardo Santin, diretor da BMW, que destacou a relevância do programa como espaço de desenvolvimento profissional e lembrou experiências de edições anteriores. “Nós vimos projetos de melhorias em processos que representaram ganhos de eficiência para o negócio, mas vimos também novos líderes surgindo e pessoas altamente engajadas, criando um ambiente colaborativo e inovador”, afirmou.
Nesta edição, participam equipes da Anagê Imóveis, ArcelorMittal, BMW, Bonja, Condor, Hit, Senai e Tigre. O cronograma inicial incluiu um treinamento sobre perfil comportamental, conduzido pela Tutor’s Tech, e um workshop sobre definição de problemas com Fabiano Dell Agnolo, diretor executivo do Ágora. A partir dessas atividades, as equipes começaram a estruturar os desafios que irão trabalhar ao longo da jornada.
Segundo Rogers Pereira, diretor executivo do Join.Valle, o JEDI é um espaço para transformar ideias em soluções aplicadas: “o intraempreendedorismo é uma ferramenta poderosa para gerar inovação e competitividade. Nesta edição, o JEDI será um catalisador para transformar ideias internas em soluções concretas, num processo que une aprendizagem aplicada e a experiência dos próprios colaboradores.”
Com cerca de 40 horas de atividades, a jornada combina encontros online e presenciais, oficinas práticas e acompanhamento de aproximadamente 30 mentores e especialistas. Os participantes desenvolvem competências como metodologias ágeis, design thinking, análise de problemas, prototipagem e elaboração de business cases.
Os projetos terão etapas de validação e testes no ambiente corporativo, podendo resultar em spin-offs, novos negócios e ganhos estratégicos para as organizações. O encerramento da edição está marcado para 11 de outubro, em evento aberto ao público no auditório do Ágora Tech Park.
SIGA NOSSAS REDES