Atividade promovida em Florianópolis pela ONG Prototipando a Quebrada reúne 50 educandos para criar soluções com uso de inteligência artificial e foco em impacto social. / Foto: Sabrina Stahelin (Divulgação)
[07.08.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Cinquenta jovens de 16 a 21 anos, vindos de comunidades periféricas e instituições do terceiro setor, participarão do PAQathon, desafio de inovação que integra a programação oficial do Startup Summit 2025. Promovido pela ONG Prototipando a Quebrada (PAQ), o hackathon acontece no dia 26 de agosto, das 8h às 18h, no CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis.
Durante o encontro, os participantes terão a missão de desenvolver soluções para problemas reais, utilizando ferramentas de inteligência artificial com foco em impacto social e protagonismo juvenil. O grupo vencedor será anunciado no palco Sebrae Startups, no encerramento do evento, no dia 28 de agosto.
“O PAQathon é sobre reconhecer o potencial criativo e técnico da juventude das periferias. Quando colocamos esses jovens em ambientes estratégicos como o Startup Summit, abrimos espaço para que suas ideias ganhem visibilidade e força”, afirma Jeff Lima, CEO e fundador do PAQ.
Além de estimular habilidades empreendedoras, o hackathon busca conectar iniciativas do terceiro setor e mapear talentos emergentes, incentivando o uso de IA como ferramenta acessível de transformação social. Participam desta edição jovens ligados a organizações como Technovation Girls, Pode Crer e Geração Caldeira.
Essa será a segunda edição do PAQathon — a primeira foi realizada na Feira Internacional de Negócios (FIN) 2024. A expectativa da ONG é levar a iniciativa para outros eventos de tecnologia em todo o país. “Mais do que um encontro pontual, o PAQathon é uma estratégia de articulação em rede. É sobre abrir portas, gerar conexões e mostrar que inovação também nasce na quebrada”, destaca Jeff.
Os jovens selecionados terão acesso a toda a programação do Startup Summit 2025, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, com trilhas de conteúdo, experiências imersivas e oportunidades de contato com o ecossistema de startups e tecnologia. A presença dos educandos faz parte do esforço do PAQ para aproximar a juventude periférica dos espaços de criação e tomada de decisão no setor de inovação.
SIGA NOSSAS REDES