Foco do Maice Lab está em startups com produtos validados e prontas para escalar – iniciativas podem ser testadas no ambiente hospitalar. / Foto: Divulgação
[06.06.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Estão abertas até 30 de junho as inscrições para o Maice Lab, programa de inovação aberta voltado a startups com soluções para o setor de saúde. A iniciativa é promovida pelo Hospital Maice, de Caçador (SC), em parceria com o Sebrae/SC e executada pela TXM Methods. Nesta segunda edição, o foco está em startups com produtos validados e prontas para escalar com apoio estratégico — inclusive testando suas tecnologias dentro do próprio ambiente hospitalar.
Com duração de quatro meses, o programa oferece mentoria, assessoria especializada, capacitações e cursos, de forma totalmente gratuita. As atividades serão realizadas de forma híbrida, com encontros presenciais em espaços de inovação da cidade de Caçador e sessões online voltadas ao desenvolvimento dos negócios participantes.
“O grande diferencial do Maice Lab é permitir que as soluções sejam validadas em campo, com acesso direto à operação hospitalar. Isso acelera o processo de aprendizado e ajusta o produto às necessidades reais do setor”, explica Flora Moritz, gerente do TXM Match, metodologia aplicada na pré-aceleração.
O programa é voltado a startups de todo o Brasil que atuam com tecnologias aplicadas à saúde — da gestão de agendamentos e automatização de exames a ferramentas que aprimoram a experiência do paciente. A iniciativa busca atrair empresas com potencial de impacto e que estejam prontas para estruturar suas bases rumo à fase de aceleração.
Na primeira edição, em 2024, o Maice Lab apresentou como destaques startups como a MEdinnotech, que apresentou uma torre de desinfecção por Luz UV-C voltada à higienização de centros cirúrgicos. “O programa nos ajudou a entender melhor nossa proposta e aprimorar o desenvolvimento da solução”, comenta Ulisses Dias Belz, CEO da empresa, que foi a vencedora da edição pioneira.
A Warux, por sua vez, desenvolveu um sistema de monitoramento remoto de sinais vitais, enquanto a PAssPlan apresentou um software de gestão e comunicação entre profissionais de saúde. A startup mais engajada fo o Estúdio NES, que levou propostas de humanização do atendimento por meio de personagens, cartilhas e animações educativas.
Para o Hospital Maice, a proposta representa uma ponte entre os desafios cotidianos da saúde e o potencial de inovação do ecossistema empreendedor. “As ideias estão aí. Queremos aproximá-las do nosso dia a dia para encontrar soluções reais, que ajudem a melhorar o atendimento e a gestão hospitalar”, afirma Sérgio Schmitz Júnior, coordenador do hospital.
As startups interessadas podem se inscrever até 30 de junho no site oficial do programa: www.hospitalmaice.com/programa-maice-lab
SIGA NOSSAS REDES