Empresa global aposta na ampliação nacional da plataforma para investimentos em criação de gado, criada em Florianópolis em 2019 e que tem como sócios Carolina Hirasaka (CMO) e Valder Zacarkim. / Foto: MIDITEC (Divulgação)
[FLORIANÓPOLIS, 19.01.2023]
Redação SC Inova, com informações do MIDITEC/ACATE
O primeiro negócio de investimentos liderado pela Ilegra, empresa global de design, inovação e software com sede em Porto Alegre, é o investimento qualificado na startup Fazenda Cheia. Criada em 2019 em Florianópolis por Valder Zacarkim (CEO) e Caroline Hirasaka (CMO), a startup está no MIDITEC, incubadora da ACATE, desde março de 2022. A empresa pretende usar os recursos para ampliar em escala nacional a plataforma de crowdfunding para investimentos em criação de gado.
A agrotech catarinense gerencia com tecnologia própria o monitoramento remoto do rebanho, o que assegura a segurança dos investidores na atividade rural e tem autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para operar como plataforma de investimento participativo. O produto permite aportes coletivos a partir de R$ 2,5 mil e o investidor pode acompanhar o crescimento dos animais pelo sistema que usa Internet das Coisas para fazer o monitoramento.
“Acreditamos que a Fazenda Cheia tem um grande potencial, afinal, ela leva tecnologia para o agro, um dos setores mais relevantes para o Brasil e também para o mundo. Estamos empolgados em poder contribuir para essa startup decolar”, disse Anderson Lattuada, cofundador da Ilegra, em entrevista ao site Baguete.
Durante seis meses, a startup e a empresa Ilegra tiveram conversas antes da decisão do aporte. “As conversas e atividades de validação envolvidas em cada etapa criaram confiança e reforçaram os valores compartilhados por ambas as partes no que tange ao propósito de pensar além e ir além da rentabilidade”, afirma Caroline Hirasaka.
Em outubro de 2021, a empresa ficou na lista das 25 startups aprovadas no Programa Acelera Startup SC. A seleção rendeu R$ 50 mil de investimentos para empresa, que já fez parte da 11ª turma do Programa de Capacitação Startup SC, quando foram selecionadas 50 empresas catarinenses inovadoras.
Zacarkim conta que a oportunidade de investimento aconteceu justamente a partir do contato com empreendedores do ecossistema catarinense de inovação. “O contato gerador da oportunidade foi por meio de um empresário do ecossistema, iniciado dentro do MIDITEC, que ao reconhecer a sinergia de propósito e tese de investimento da Ilegra e do FazendaCheia, fez a conexão”, destaca o CEO.
Para ele, a tecnologia é o principal ponto de transformação e geração de confiança dentro do segmento de mercado pecuário. “Dentro desta linha, visualizamos como estratégica a incubação no programa MIDITEC, pois este oferece um ecossistema completo para negócios com propostas disruptivas como a do FazendaCheia”, completa Zacarkim.
SIGA NOSSAS REDES