Espaços de formação da healthtech Simples Dental e do Centro de Inteligência Tecnológica e Operacional da Unesc (CITO) foram entregues em evento nesta semana. / Foto: Décio Batista
[CRICIÚMA, 13.06.2024]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Duas novas unidades do Unesc Labs, programa de inovação, tecnologia e desenvolvimento profissional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), foram entregues no início desta semana, em Criciúma. Os laboratórios pertencem à Simples Dental, uma das maiores empresas de softwares de gestão para consultórios odontológicos da América Latina (e uma referência no mercado tech da região), e ao Centro de Inteligência Tecnológica e Operacional da Unesc (CITO).
Os dois espaços dentro da universidade contam com a atuação de cinco acadêmicos cada, com o propósito de desenvolver, com o apoio de professores orientadores, projetos inovadores para as empresas detentoras. Após dois anos de atuação, o Unesc Labs possui uma rede de sete empresas: Agpr5, Deps, OAIS_Piql, Procer, Simples Dental, Useall e Unesc.
“Esse projeto se conecta ao nosso compromisso institucional de entregar soluções para o desenvolvimento da sociedade. Os laboratórios são benéficos e promovem oportunidades para todas as pontas – estudantes, Universidade e empresas, em um modelo muito utilizado por instituições do exterior que estamos aplicando com muito êxito aqui”, comentou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Um dos laboratórios inaugurados nesta semana, o CITO, será voltado a projetos especiais da universidade. “Com os acadêmicos vamos desenvolver projetos inovadores e dois deles já estão na esteira, um sistema de rastreabilidade de materiais de esterilização nos cursos de saúde e uma plataforma para as bolsas do Programa Universidade Gratuita”, conta o líder do Programa Unesc Labs, Paulo Priante.
O EX-ALUNO QUE VOLTOU COMO EMPREENDEDOR
A consolidação de um laboratório da Simples Dental na Unesc materializa um antigo sonho do fundador e CFO da healthtech, Gélio Júnior, que há 14 anos habitava as mesmas salas e corredores enquanto acadêmico de Ciências da Computação. “Sempre acreditei muito na importância, na necessidade e nos benefícios de aproximar a academia com o setor privado. Desde os tempos de estudante percebia essas oportunidades e, depois empreendendo, temos vários desafios que podem ser solucionados com o apoio do conhecimento da instituição de ensino”, afirmou.
As atividades do Simples Dental Lab dentro da Unesc começaram em fevereiro. Os estudantes tem como missão elaborar um sistema interno que facilite a visualização e a comunicação das equipes de suporte com os mais de 70 mil usuários espalhados pelo Brasil. A base da plataforma da empresa possui 40 milhões de pacientes cadastrados. “Estamos desde o início do ano estudando nossas tecnologias e fluxo de trabalho para trazer as necessidades e dar aos alunos a oportunidade de, desde o zero, darem ideias de layout, design e processos. Eles se envolveram em todas as tarefas e imergiram na nossa cultura”, conta a gerente de Tecnologia da empresa, Beatriz Máximo Vicente.
“É uma experiência importante para colocar a mão na massa, efetivamente. Eu entendo muito mais do mercado do que compreendia quando comecei. Aprendi linguagens de programação, design e a forma de organização de uma empresa como a Simples Dental”, testemunha Thiago Serafina Possamai, estudante da sétima fase do Curso de Ciências da Computação.
SIGA NOSSAS REDES