Hub Saúde surge para vocacionar o ecossistema de inovação da cidade que já é referência em serviços para o segmento.
O município de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, apresentou neste mês um projeto que prevê o desenvolvimento de um polo tecnológico vocacionado na cidade. A prefeitura municipal, em parceria com a Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) e a Unisul, lançou o Hub Saúde, com foco em inovação e trazer tecnologia para esse segmento.
“A cidade já é referência em saúde no estado. Tubarão tem o maior hospital catarinense em número de leitos, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, e suas instituições de ensino oferecem todos os cursos da área de saúde, desde a graduação até o doutorado. Além disso, aqui está instalada uma grande distribuidora farmacêutica e há diversos grupos de pesquisa em saúde”, diz Giovani Bernardo, secretário de desenvolvimento econômico de Tubarão.
O Hub Saúde prevê diversas ações, como o lançamento de um edital para auxiliar startups de healthtech, o vocacionamento para saúde do Centro de Inovação, que deve entrar em funcionamento no início de 2019, e a criação de um Link Lab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), para empresas nascentes de tecnologia que desenvolvam soluções para a saúde. A prefeitura firmou ainda uma parceria com a Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein.
“A região sul de Santa Catarina já é um importante polo tecnológico para o estado, com quase 1 mil empresas, que faturam R$ 857 milhões e empregam 3 mil pessoas. Esse movimento de Tubarão trará ainda mais valor ao ecossistema da região, dando apoio e incentivos para quem quer investir em inovação. Tornar o polo segmentado é outra iniciativa muito interessante, diferente de tudo o que está sendo feito por aqui”, diz Daniel Leipnitz, presidente da ACATE.
O projeto está conectado ao Tubarão 180º, plano para tornar a cidade referência em qualidade de vida para todo o país até 2050, que tem três eixos: desenvolvimento e sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, e educação e cidadania. “O Hub Saúde está diretamente ligado aos dois primeiros eixos, por estimular o desenvolvimento e impactar diretamente no segmento de saúde”, explica Bernardo.
Em entrevista ao SC Inova sobre o Tubarão 180º, o secretário afirma que um dos desafios da região é aumentar, no longo prazo, a renda per capita na cidade: “nosso planejamento tem foco até 2050, quando completamos 180 anos de emancipação”.
A ACIT, por meio da diretoria de tecnologia, também passa a ser o polo regional da ACATE nos municípios que compõem a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel): Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão. O diretor regional será Cassio Brodbeck, diretor de tecnologia da ACIT, CEO e fundador da OSTEC – a empresa inaugurou recentemente o primeiro espaço de coworking na cidade.
O Hub Saúde tem apoio da Vertical Saúde da ACATE, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e a organização social Hacking Health.
SIGA NOSSAS REDES