A Betha, de Criciúma, lança serviço exclusivo para municípios oferecem teleatendimento durante a pandemia. Já a startup 1Doc, de Florianópolis, registra crescimento acelerado no primeiro trimestre e aposta na gestão de contratos.
[CRICIÚMA/FLORIANÓPOLIS, 08.07.2020]
Redação SC Inova, com informações das Assessorias de Imprensa
A necessidade de oferecer serviços digitais voltados ao setor público tem impulsionado empresas de tecnologia que atuam neste mercado a lançar novos produtos e funcionalidades durante a pandemia. Nesta quarta (08), a criciumense Betha Sistemas, uma das maiores empresas de TI do Sul de Santa Catarina, lançou um serviço que permite aos municípios a realização de teleatendimento à população durante o período de isolamento social.
O incentivo para o novo serviço veio com a liberação, por parte do Ministério da Saúde, do serviço de telemedicina no país, em março deste ano. De acordo com o gerente de desenvolvimento da empresa, Normenio Momm, a nova modalidade de atendimento já está disponível e é opcional para os municípios que queiram utilizá-la. “Desde então viemos trabalhando para ofertar essa funcionalidade, passando por análise, prototipação e desenvolvimento”, comenta.
A consulta ocorre por meio de videoconferência: do consultório, o médico dispara um link para o celular e e-mail do paciente e inicia o atendimento. “Esta nova modalidade é interessante especialmente para os pacientes que se enquadram nos grupos de risco: idosos, asmáticos, pessoas com problemas do coração e diabéticos, que não precisam se expor desnecessariamente ao vírus. Estamos explorando todas as possibilidades que a tecnologia oferece para que isso tudo passe da forma menos prejudicial possível à saúde dos brasileiros”, diz o gerente.
A opção de atendimento remoto já está disponível no sistema de Saúde da Betha, neste link, basta o município optar pelo seu uso.
PLATAFORMA AJUDA A GERENCIAR CONTRATOS E HISTÓRICO DE FORNECEDORES
Já a startup 1Doc, que faz parte do portfólio da Softplan, anunciou uma plataforma para gestão de contratos no setor público. O software é voltado aos departamentos de compra (que gerenciam contratos e histórico de fornecedores), jurídico (desenvolvimento e análise de acordos) e também de recursos humanos, para processos de contratação e gestão de ativos via web.
Segundo a empresa, o objetivo é ajudar a controlar e unificar as informações de fornecedores e contratos, agregando assinaturas com ou sem certificado digital e gerando dados para sistemas de inteligência de negócio e relatórios financeiros. Uma das clientes da 1Doc, a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP), reduziu o tempo de assinaturas que era de 30 para 3 dias e conectou 1.284 usuários com informação unificada e rastreável.
Até o primeiro trimestre de 2020, a 1Doc apresentou crescimento de 252% frente ao mesmo período do ano passado, com clientes em 120 cidades de 18 estados do país, que somam 25 milhões de pessoas.
“Com o crescimento da empresa, tivemos que gerenciar centenas de contratos e começamos a buscar no mercado algum software que automatizasse e documentasse todos os processos. Não encontramos nada que atendesse às nossas demandas, mas percebemos que já tínhamos 80% de um novo produto desenvolvido. O melhor caminho era fazer os 20% que faltavam, já que isso não só seria uma solução para os nossos problemas como também poderia se tornar um novo produto”, comenta Jéferson Castilhos, fundador da 1Doc, que atualmente conta com 30 colaboradores.
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