Tecnologia de “realidade mista” chega a alunos de Medicina no Sul de SC

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Tecnologia de “realidade mista” chega a alunos de Medicina no Sul de SC

Após dois anos de desenvolvimento, Hololab e Unesc apresentam ferramentas virtuais que serão usadas em aulas de Anatomia e Neuroanatomia

Após dois anos de desenvolvimento, startup Hololab e Unesc apresentam ferramentas virtuais que serão usadas em aulas de Anatomia e Neuroanatomia. Centro de Realidade Mista teve investimento de R$ 1 milhão em equipamentos. / Foto: Divulgação


[CRICIÚMA, 04.04.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Uma iniciativa pioneira no país está levando a tecnologia de “realidade mista” ao ensino de Medicina. Após mais de dois anos de desenvolvimento, a startup Hololab e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) apresentaram nesta segunda-feira (03) à comunidade acadêmica e autoridades locais o projeto de uso de ferramentas virtuais em aulas de Anatomia e Neuroanatomia no curso de Medicina, em Criciúma (SC).

Com uso de óculos de realidade aumentada, alunos e professores visualizam e manipulam, por holografia, os 11 sistemas do corpo humano. “Há oportunidades muito maiores de experimentações e interações. Se desejarem, por exemplo, uma perspectiva somente do sistema muscular, a ferramenta traz. Além disso, propicia uma lente de aumento para tornar o entendimento visual ainda melhor”, explica Alexandre Vasques,  professor da UNESC e CEO da Hololab, empresa responsável pela tecnologia. 

As aulas ocorrem em um Centro de Realidade Mista da universidade, com estrutura replicando um centro cirúrgico: são duas salas para operação na qual os alunos poderão experimentar a realização de procedimentos com realidade mista. “Temos nesse espaço um mix entre os mundos virtual e físico. Na disciplina de Técnicas Cirúrgicas, os acadêmicos vão ter a oportunidade de realizar três tipos de cirurgias nos pacientes representados em holografia. É uma experimentação maior e mais interativa do que em cadáveres, porque na realidade mista os pacientes expressam sentimentos e dores”, pontua Vasques.

Com uso de óculos de realidade aumentada, alunos e professores visualizam e manipulam, por holografia, os 11 sistemas do corpo humano
Com uso de óculos de realidade aumentada, alunos e professores visualizam e manipulam, por holografia, os 11 sistemas do corpo humano. Foto: Divulgação/Unesc

A realidade mista representa para a Unesc um marco dentro da trajetória iniciada há dois anos e meio, quando a universidade decidiu focar o projeto pedagógico com aprendizagem baseada na experiência, destaca a reitora Luciane Bisognin Ceretta. “Para além dos objetos anatômicos que nós temos disponíveis para os nossos estudantes, eles podem ultrapassar todos os limites da aprendizagem por dentro do corpo humano. É um salto qualitativo e a partir deste início, nosso sonho é expandir a atuação nos cursos de ciências da saúde e posteriormente para outras áreas do conhecimento”, relata.

Tornar o case um modelo replicado em outras partes do país está no radar de Unesc e Hololab, com foco sobretudo em universidades e hospitais. “Essa plataforma já está sendo moldada para isso porque acreditamos no potencial dela para revolucionar o ensino na área da saúde e posteriormente outros cursos. A tecnologia tem um grande potencial para ampliar capacidades das pessoas, reduzir custos e aperfeiçoar os treinamentos”, conta o gestor de Projetos da Hololab, Cristiano Damiani Tomasi.

Para tornar o projeto real, foram investidos R$ 1 milhão na compra dos equipamentos do Centro de Realidade Mista, recurso obtido por meio de emenda parlamentar da deputada federal Geovânia de Sá. “A política pública de educação é fundamental porque é transformadora. Investir em tecnologia e inovação cada vez mais se faz necessário para preparar o futuro profissional de saúde para servir à sociedade”, argumenta a parlamentar.