“Tech Road”: cidades de SC, RS e PR lançam projeto de estímulo à inovação no Sul

Voce está em :Home-Cidades Inteligentes, Sociedade-“Tech Road”: cidades de SC, RS e PR lançam projeto de estímulo à inovação no Sul

“Tech Road”: cidades de SC, RS e PR lançam projeto de estímulo à inovação no Sul

Programa para fortalecer novos negócios e mercado de tecnologia na região foi apresentado durante o South Summit

Programa para fortalecer novos negócios e mercado de tecnologia na região foi apresentado durante o South Summit, que encerra nesta sexta (06) em Porto Alegre. / Foto: Mateus Raugust/PMPA (Divulgação)


[FLORIANÓPOLIS, 05.05.2022]
Redação SC Inova,
scinova@scinova.com.br 

O corredor que conecta o Sul do país e cinco das maiores economias locais – Curitiba, Joinville, Florianópolis, Porto Alegre e Caxias do Sul – inspirou gestores públicos a criar um movimento para fortalecer a região na captação de investimentos, desenvolvimento de novos negócios, eventos e formação de mão de obra qualificada. A iniciativa, batizada de Tech Road, foi apresentada oficialmente durante a abertura do South Summit, evento de inovação que acontece até amanhã (06), no Cais Mauá, em Porto Alegre (RS).

Prefeitos e representantes do poder público das cinco cidades assinaram um memorando-base que prevê um aumento de ações de atração, geração e retenção de negócios, fortalecendo a vocação econômica de cada região com base em inovação e desenvolvimento social. Além disso, querem também ampliar a visibilidade das startups destas cidades, estimular realização de eventos e atração de capital produtivo e de investimentos.

Se o projeto resistir às intempéries políticas, pode ser o início de um novo “arranjo produtivo” para rivalizar com regiões muito fortes economicamente, como o Sudeste do país. Diversidade há: Curitiba e Porto Alegre lideram como forças econômicas do Sul, Florianópolis (a menor das três capitais) se destaca pelo avançado ecossistema de tecnologia, inovação e mão de obra qualificada enquanto Joinville e Caxias do Sul concentram importantes polos industriais e automotivos.

Outro ponto comum é o bom posicionamento das cidades em rankings de inovação e empreendedorismo. “Por mais que nossas cidades tenham boas condições de desenvolvimento e estejam bem avaliadas em listas, não dá pra comparar com o poder econômico e o tamanho de mercado de São Paulo, por exemplo”, comentou ao SC Inova o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de Florianópolis, Marcos Lichtblau

Ao todo, estas cidades concentram mais de 5 milhões de habitantes (sem contar as respectivas regiões metropolitanas) e mais de 3 mil startups. Curitiba já legou ao mercado brasileiro unicórnios como Ebanx, MadeiraMadeira, Pipefy e Olist, entre outras. Joinville tem feito um trabalho conectando a tríplice hélice (academia, mercado e poder público), conta com parques tecnológicos em expansão (Ágora Tech Park e Inovaparq) e startups fortes como ContaAzul, Asaas, Transfeera, entre outras. Florianópolis, por sua vez, é a primeira do país a contar com uma rede de Centros de Inovação, gerenciados pela Prefeitura em conjunto com a Acate. 

CONHEÇA NOSSO CANAL DE CIDADES INTELIGENTES

O Rio Grande do Sul também se movimenta para atrair grandes eventos de tecnologia – além do South Summit, que deve se tornar um dos pontos de encontros do ecossistema de inovação sulista, a capital gaúcha esteve perto de receber a disputada franquia do Web Summit, que acabou indo para o Rio de Janeiro, com primeira edição em 2023. 

Na agenda do Tech Road, devem ganhar relevância encontros diversos, mas que mobilizam gestores públicos e empreendedores no Sul, como o Smart City Expo Curitiba (voltado a cidades inteligentes) e o Startup Summit, evento de Sebrae/Acate/Acif que acontece em agosto na capital catarinense. Como definiu Luiz Carlos Pinto, secretário de Inovação de Porto Alegre, “a iniciativa é fundamental para promover a ação conjunta e colaborativa dos potentes ecossistemas regionais. A troca de experiências, a articulação de esforços e a divulgação integrada contribui para atrair talentos e negócios”. 

LEIA TAMBÉM: