Studio Z aposta em plataforma que integra fornecedores ao varejo para agilizar compras e manter expansão no país

Voce está em :Home-Negócios-Studio Z aposta em plataforma que integra fornecedores ao varejo para agilizar compras e manter expansão no país

Studio Z aposta em plataforma que integra fornecedores ao varejo para agilizar compras e manter expansão no país

Sistema desenvolvido pela varejista “fast fashion” do setor de calçados em SC gera economia de R$ 13 milhões por ano, afirma o gerente de projetos Rafael Balbuena

Sistema desenvolvido pela varejista “fast fashion” do setor de calçados em SC gera economia de R$ 13 milhões por ano, afirma o gerente de projetos Rafael Balbuena

 

No mercado há quatro décadas, a Studio Z – marca de “fast fashion” de calçados do Grupo Calcenter, com sede em Palhoça (SC) – definiu uma ambiciosa meta de crescimento para os próximos anos, quando pretende passar das atuais 85 para 200 lojas em todo o país.

Só que o planejamento esbarrou num detalhe: a morosidade de compra de mercadorias,  uma barreira que, na avaliação de Rafael Balbuena, gerente de projetos da Studio Z, só seria vencida com algum tipo de inovação e mudança de gestão.

“De nada adianta entregar tecnologia 4.0 para o consumidor se internamente a empresa ainda se está na idade da pedra”, comenta.

Após uma pesquisa no segmento de moda, a empresa concluiu que muitas ações ainda são feitas de forma artesanal, em planilhas eletrônicas ou mesmo em blocos de pedido em papel. O processo de compra com os fornecedores de calçados é extremamente lento e manual, além de passar por inúmeras pessoas até o pedido de compra ir para o fornecedor.

“Chegávamos a levar até 25 dias para formalizar um pedido de compra e, muitas vezes, ele ia com alguma informação errada ou duplicada. Fomos procurar no mercado soluções que amenizassem o problema, mas percebemos que todas funcionavam da mesma forma”, comenta Balbuena.

“Era um processo analógico em tempos digitais. Tivemos que nos reinventar para otimizar as atividades internas e atingir as metas”, explica o gerente de Projetos Rafael Balbuena.

Em meados deste ano, a empresa lançou o ConectaZ!, uma plataforma que integra fornecedores ao varejo e reduz o processo de compras. O aplicativo é online e integrado, podendo ser utilizado de um computador, tablet ou celular.

“Para fazer o pedido de um único produto tínhamos que preencher uma planilha extensa, hoje bastam alguns cliques para enviar o pedido ao fornecedor. O que antes se levava dias para fazer, agora é feito em minutos”, revela.

O gerente de projeto lembra que, antes do sistema ser implementado, a taxa de pedidos enviados com erro era de 52% e a despesa extra com compra de mercadorias duplicadas chegava a R$ 13 milhões por ano: “era um processo analógico em tempos digitais. E como todos no mercado atuavam da mesma forma, tivemos que nos reinventar para otimizar as atividades internas, sair na frente neste mercado e atingir nossa meta”.

De acordo com a empresa, 60% dos calçados comprados por meio da plataforma são de marcas próprias da Studio Z, enquanto os outros 40% de marcas diversas. Todos os pedidos saem da filial na Pedra Branca e, agora, são feitos por meio dessa plataforma. São os próprios fornecedores que cadastram os produtos e o departamento de compra realizam os pedidos para todas as lojas.

“Entendemos que para ter coerência a empresa precisa alinhar o que produz internamente com o que oferece externamente. Não tem lógica eu vender inovação para o consumidor e não aplicar isso nos nossos departamentos”, destaca o gerente.