Empresa com sede em Florianópolis cresceu 256% no ano passado e reforça recursos para área de tecnologia, P&D e contratações. Até 2023, espera chegar a 30 mil franquias. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 25.03.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Com uma plataforma de gestão e comunicação voltada a grandes redes de franquias, a retail tech catarinense Yungas fechou 2021 com uma expansão de 256% no faturamento e com um aporte, de valores não divulgados, do Grupo SMZTO, maior holding de franchising do país. Como consequência deste desempenho (e do cheque recebido), a startup anuncia agora investimentos de R$ 2 milhões em tecnologia, ferramentas, pesquisa e desenvolvimento, além da contratação de novos funcionários – nos últimos cinco meses, a equipe passou de 9 para 22 pessoas e a perspectiva é chegar a até 40 no final do ano.
O investimento é parte da estratégia para mais que dobrar a base de clientes em 2022: a retail tech pretende chegar a dez mil franquias atendidas até o final do ano e, para 2023, pretende chegar a pelo menos 30 mil franquias. Fundada em 2018, em Florianópolis (SC), a Yungas atende mais de quatro mil franquias em todo o Brasil – entre elas, Stone, Instituto Embelleze, New Era Cap, Escola Guga Tênis, Delivery Much, entre outras. No ano passado, ampliou sua presença entre as redes dedicadas aos nichos de saúde, beleza e bem-estar, segmentos de franquias que mais cresceram no período.
A plataforma organiza a comunicação e a gestão padronizada entre franquias e franqueados, com um sistema baseado na metodologia de customer success e uma tecnologia que centraliza diversos processos. Também disponibiliza e explora dados e indicadores estratégicos, gerando um índice de “saúde da rede” – com isso, a franqueadora identifica unidades em risco ou com oportunidade de expansão, baseado em indicadores de faturamento, satisfação, padronização e engajamento.
Segundo o CEO e co-fundador Guilherme Reitz, esta solução é a única no segmento que “vende projetos orientados a grandes grupos de franquias: isso envolve produto, processos e especialistas”. Fundador da Axado, vendida em 2016 para o Mercado Livre, ele menciona que a plataforma é modelada para atender especificidades de redes “com centenas ou milhares de franquias: multibandeira, multimarcas, business intelligence (BI) para programas de excelência, pesquisas de NPS e adequação à LGPD, para evoluir a forma como as redes fazem a gestão e o relacionamento com seus franqueados”.
O diretor de Operações e cofundador Marcos Salles reforça o propósito da solução: “a ideia é dar o controle, cada vez mais, para a rede, sem ficar refém de aplicativos pessoais – mas também sem perder a facilidade e praticidade de uso.”
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