Com 2 milhões de usuários, startup ClipEscola expande com digitalização de atividades de ensino

Voce está em :Home-Inovadores-Com 2 milhões de usuários, startup ClipEscola expande com digitalização de atividades de ensino

Com 2 milhões de usuários, startup ClipEscola expande com digitalização de atividades de ensino

Fundada em Florianópolis, empresa do CEO Marcos Matias (foto) atende 1,6 mil instituições com solução online para comunicação entre pais, alunos, professores e profissionais de ensino.

Fundada em Florianópolis, empresa do CEO Marcos Matias (foto) atende 1,6 mil instituições com solução online para comunicação entre pais, alunos, professores e profissionais de ensino.  / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 26.04.2021]
Por Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A obrigatoriedade do ensino remoto desde o início da pandemia levou instituições, profissionais, alunos e pais a adotarem cada vez mais ferramentas digitais para acompanhar o desenvolvimento do aprendizado. Uma oportunidade para as edtechs ampliarem soluções e o uso de sistemas próprios – como é o caso da ClipEscola, startup fundada em 2014, em Florianópolis, que desenvolveu plataforma que digitaliza mais de 200 atividades operacionais nas escolas.  

“Os sistemas de gestão resolvem bem as questões de notas, históricos e fechamento de caixa, mas quando o assunto é organizar a troca de informações entre escola, colaboradores, pais, alunos e terceiros, existe uma lacuna enorme”, conta Marcos Matias, CEO e cofundador da ClipEscola. Desde que entrou no mercado educacional, em 2016, a empresa já forneceu o sistema para 1,6 mil instituições de ensino de diversos portes, desde escolas regulares a cursos livres. 

A tendência de crescimento é anterior à pandemia. De 2017 a 2020, a ClipEscola teve um aumento de 500% no volume de escolas atendidas, em 22 estados e no Distrito Federal.  No início de 2021, ultrapassou a marca de dois milhões de usuários ativos, responsáveis pelo envio de meio bilhão de mensagens dentro do sistema. Além dos processos de comunicação escolar, a plataforma permite automatização de recebimentos e cobranças, triagem de entrada e saída de alunos, assinatura digital para matrículas e rematrículas e desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem.

“Nossas funcionalidades cresceram à medida que fomos identificando as tarefas que mais geram retrabalho no dia a dia, focando no que entregava maior impacto para as escolas. Por isso nosso crescimento é tão rápido – uma vez que a escola percebe as facilidades que pode ter, não tem mais como voltar atrás”, completa.

DA COMUNICAÇÃO BÁSICA AO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

As 200 atividades digitalizadas pela startup vão desde a passagem da comunicação básica (na qual escolas utilizam ferramentas simples como agenda de papel e murais) à digitalização e uso de inteligência artificial. 

São três estágios de maturidade: Mobile (implantação da agenda digital, desenvolvimento de ambientes de aprendizagem e  gestão de eventos); 360º, que integra soluções de marketing e endomarketing, captação, matrícula e rematrícula, monitoramento de evasão e comunicações de equipe; e Inteligência Artificial, com criação de mapa de humor, aplicável desde alunos e pais até verificação de clima organizacional e de prospecção.

Em números, a transformação do estágio básico à inteligência artificial possibilitou às instituições de ensino atendidas pela ClipEscola uma economia de R$ 43,8 milhões em recursos. Além disso, são 4,2 mil horas de atendimento economizados a cada 500 alunos, em um total de 5,6 milhões de horas otimizadas.

O projeto-piloto surgiu em 2015 e começou a ser consolidado no ano seguinte, após participação de investidores-anjo no projeto. O rápido crescimento (200% em um ano) levou a ClipEscola a ser selecionada para o programa de aceleração Scale-Up Endeavor em 2018. “Nossa meta é crescer esse número em 400% nos próximos três anos, levando a transformação digital para escolas de todo nosso país”, conclui Marcos.

LEIA TAMBÉM: