Startup Awards: SC emplaca pré-finalistas em competição nacional / Startup Race quer validar projetos early stage

Voce está em :Home-Sociedade-Startup Awards: SC emplaca pré-finalistas em competição nacional / Startup Race quer validar projetos early stage

Startup Awards: SC emplaca pré-finalistas em competição nacional / Startup Race quer validar projetos early stage

Lista dos 10 mais votados por categoria mostra presença diversificada de empresas e profissionais de SC no Startup Awards 2019. / Foto: ABStartups.

→ Lista dos 10 mais votados por categoria mostra presença diversificada de empresas e profissionais de SC;

→ Competição online quer levar metodologia de desenvolvimento para startups em fase inicial

 

Nos últimos anos, a comunidade de startups de Santa Catarina tem se mobilizado para colocar o estado em destaque em diversas categorias da principal competição do segmento no país, o Startup Awards, concedido pela Associação Brasileira de Startups.

Só em 2018, o estado levou três títulos (aceleradora, hub de inovação e herói do ano) mas desde os primeiros da disputa empresas, profissionais, startups e projetos locais têm se destacado em inúmeras categorias. Neste ano, a fase de pré-finalistas – em que são conhecidos os 10 mais votados por indicação popular – aponta para uma presença cada vez mais diversificada de Santa Catarina no cenário nacional.

Na nova categoria “Comunidade Destaque”, por exemplo, três regiões do estado ficaram no top 10 nacional: a Costa Valley, que representa o litoral norte (Itajaí/Balneário Camboriú/Itapema), a Join.valle (Joinville e região norte/nordeste de SC) e o Desbravalley, que reune os empreendedores do Oeste. 

Na categoria “Herói/Heroína”, que destaca voluntários e profissionais que se dedicam ao desenvolvimento do ecossistema, há quatro representantes catarinenses: Alexandre Souza, Carlei Nunes, Gisele Machado e Julia Machado. Outros quatro nomes conhecidos do ambiente de inovação em SC também foram listados como pré-finalistas na categoria “Mentor/Mentora”: Geraldo Campos, Rafael Assunção Jr., Théo Orosco e Vinicius Machado. 

Como Investidores-Anjo, profissionais que atuam no estado e já apoiaram diversas startups locais estão no páreo, como Anderson de Andrade, Eduardo Smith e Marcelo Cazado. Outros pré-finalistas são ACATE a Ágora Tech Park (Hub de Inovação); Exact Sales (Startup do Ano), Prevision e Convenix (Startup Destaque), Fabrício Umpierres Rodrigues, editor do SC Inova, e Rodrigo Lóssio (Profissional de Imprensa); Sumá (Impacto Social); Nexxera, Softplan e Totvs (Corporate), Darwin Startups e Spin (Aceleradora); e o programa de Capacitação Startup SC (Educação).  

A lista completa do Top 10 do Startup Awards está disponível neste link – o nome dos três finalistas em cada categoria deve ser divulgada nos próximos dias e a premiação acontece no encerramento da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), que acontece nos dias 28 e 29 de novembro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O SC Inova estará presente acompanhando a participação catarinense no evento e na premiação. 

 

A CORRIDA ONLINE DE STARTUPS EM FASE DE VALIDAÇÃO

Empreendedores de startups em fase de ideação e validação, que buscam mentoria e uma metodologia de desenvolvimento de seus negócios tem até a quarta-feira (30.10) para se inscrever no Startup Race, uma competição totalmente online que dura 28 dias e vai disponibilizar às selecionadas uma metodologia de validação via redes sociais (YouTube e Instagram). 

Na primeira fase do projeto, serão selecionadas 200 startups e apenas 40 passam para a fase seguinte. No final, o corpo de jurados (formada por empreendedores, especialistas, profissionais de mercado e investidores) escolhe as 5 finalistas, que disputam um prêmio que soma R$ 150 mil, incluindo um processo de aceleração que dura seis meses.

Na visão de Diogo Machado, idealizador do projeto, a Startup Race tem como foco os negócios early stage pela falta de informações técnicas e metodologia mão na massa para desenvolver ideias mais embrionárias. “Há uma lacuna nestes primeiros passos, entre os Startup Weekends e o programa de capacitação Startup SC, que está cada vez mais competitivo. Acreditamos que essa metodologia vá ajudar a este perfil de empresas mais iniciais”, ressalta.

Ele avalia que “as informações estão dispersas em forma de artigos e posts de nível iniciante e intermediário, ou então representadas em estruturas como incubadoras e aceleradoras. Queremos abrir a ‘caixa preta’ dando acesso a informação sequencial e aberta pata todo o território nacional”.  A empresa organizadora, O Tao Startups, é uma iniciativa catarinense, e desenvolveu uma metodologia de validação de novos negócios inovadores que será aplicada nas participantes da Startup Race.

As inscrições podem ser feitas neste link: https://otaostartups.com/startup-race/ 

 

TEXTO: Fabrício Rodrigues, scinova@scinova.com.br