Solução inovadora para o mercado livre de energia vence hackathon da Engie Florianópolis

Voce está em :Home-Inovadores-Solução inovadora para o mercado livre de energia vence hackathon da Engie Florianópolis

Solução inovadora para o mercado livre de energia vence hackathon da Engie Florianópolis

Ao todo, dez equipes se envolveram no desenvolvimento de projetos para facilitar e agilizar a compra de energia por empresas.

Ao todo, dez equipes se envolveram no desenvolvimento de projetos para facilitar e agilizar a compra de energia por empresas. / Foto: Mariana Quadros/Divulgação Engie


[FLORIANÓPOLIS, 27.01.2020]
Redação SC Inova / Com informações da Assessoria de Imprensa
 


A Engie,
maior geradora privada de energia do Brasil, desafiou grupos de empreendedores a desenvolverem ideias para tornar o processo de compra de energia rápido e fácil para clientes empresariais. Ao longo do último final de semana (24 a 26.01), o Summer Hack Engie Florianópolis reuniu dez equipes de quatro integrantes cada e teve como vencedora a “Go to ML”, que levou um prêmio de R$ 5 mil, seguido pela “Engie Score” e “Time 10”, que ficaram em segundo (R$ 3 mil) e terceiro lugares (R$ 2 mil), respectivamente.

“Desenvolvemos uma solução concentrando as solicitações do Mercado Livre para serem atendidas em um prazo menor, e também para ajudar a fidelizar os clientes livres da Engie”, contou Leonam Moreira, 25 anos, um participantes do grupo vencedor. A equipe, multidisciplinar, conta também com Rodrigo Castro (41 anos, formado em Eletrônica e Administração), Leonam (designer com MBA em Gestão de Projetos e graduando em Engenharia de Produção), Leander Seefeld (24 anos, graduado em Ciências da Computação pela FURB) e Igor Sandrini (designer de 26 anos, natural de Tubarão).

“O cliente trabalhado no Summer Hack foi do grupo empresarial com consumo de até 1 Megawatt que, segundo pesquisa realizada pela empresa, quer gastar menos com a conta de energia, mas tem pouco conhecimento sobre o mercado livre de energia elétrica”, comentou Gabriel Mann, diretor de Comercialização da Engie. Entre esses consumidores estão os médios e pequenos shopping centers e outros comércios, além dos setores ceramistas e moveleiros. 

Tivemos de conhecer um mercado que não era de nossa atuação, enfrentando um conjunto de surpresas que se acumularam ao longo do desafio. Utilizamos a metodologia correta e conseguimos chegar ao resultado final com sucesso”, comentou Leonam. 

Para Alexandre Zucarato, gerente de Estratégia e Inovação da Engie, a qualidade das ideias e protótipos de soluções digitais desenvolvidos superou as expectativas da empresa, assim como o alto engajamento da comunidade de tecnologia  e inovação com a equipe da empresa “Essa experiência nos trouxe inspiração para promover outras iniciativas neste setor, que devem começar a ser planejadas em breve”, adiantou.

LEIA TAMBÉM:

O Vale do Silício da Energia? Em SC, empresas de TI unem-se para gerar inovação às grandes deste mercado