Evento nos dias 4 e 5 de agosto em Florianópolis tem realização conjunta do Sebrae, ACATE e ACIF e reunirá 5,5 mil pessoas, que esgotaram os ingressos há semanas. / Foto: Elis Pereira (Divulgação)
[FLORIANÓPOLIS, 28.07.2022]
Por Fabrício Umpierres, editor e fundador do SC Inova – scinova@scinova.com.br
Na próxima semana, grande parte do ecossistema de tecnologia e novos negócios estará em Florianópolis para a edição 2022 do Startup Summit, um dos principais eventos de empreendedorismo inovador do país e que terá recorde de participantes. Serão cerca de 5,5 mil pessoas, que esgotaram os ingressos há semanas, para o encontro que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, no Centrosul e tem realização conjunta entre Sebrae, Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF).
“A gente fazia muito fogo com pouca fumaça. Agora também fazemos muita fumaça”. A frase, do coordenador do programa StartupSC, Alexandre Souza, resume o impacto criado pela cultura dos eventos no setor de tecnologia e inovação em Santa Catarina nos últimos anos. No final de 2017, estimulados pelo crescimento de negócios locais, investimentos e premiações nacionais, o ecossistema catarinense abraçou a ideia de um Summit próprio, que seria realizado no ano seguinte.
Depois de duas edições bem sucedidas, que somaram mais de 6,5 mil participantes, o evento virou online no ano da pandemia (realizado em conjunto com o CASE, da ABStartups) e ganhou formato híbrido em 2021, mas com participação restrita a pouco mais de mil pessoas em função dos necessários protocolos de segurança da Covid.
Em 2022, será a vez da retomada e com a maior presença de público desde a primeira edição em 2018. Inicialmente, o evento previa 4 mil participantes, mas a demanda exigiu uma ampliação de quase 40% do total previsto. Neste ano, o evento terá 90 palestrantes, sete palcos e feira de negócios com 120 startups. Entre os keynotes, destaque para Chris Yeh, co-autor de Blitzcaling, um best-seller de cabeceira entre empreendedores e investidores do mercado de startups.
“Nosso objetivo era desenvolver um ecossistema de startups local, mas não tínhamos noção de como seria esse impacto nacional. E em 2019 começou quando quase 40% do público já era de outros estados. Isso fortalece cada vez mais a região ao trazer investidores mais importantes”, resume Alexandre.
As três entidades organizadoras – Sebrae, ACATE e ACIF – também vão realizar ações para integração e networking entre corporates, startups, interessados em inovação aberta e investidores. O Sebrae terá um espaço reservado para o programa Capital Empreendedor, que tem como objetivo preparar e educar empreendedores e sócios de startups inovadoras para captar recursos e aprimorar seus modelos de negócios.
A ACATE anunciou nesta quarta (27), entre outras atividades durante o evento, o lançamento de um e-book sobre fusões e aquisições (M&A), contando alguns cases recentes do mercado de tecnologia de Santa Catarina. A ACIF, por sua vez, vai apresentar um novo produto customizado em cloud para os associados, em parceria com a rede pioneira de datacenters do país, a catarinense Armazém Cloud.
Oportunidade também para startups mostrarem seus projetos a um público qualificado. Esse é o propósito do Startup Star, uma competição de pitches organizada pela SC Angels, rede de investidores-anjo com base em Blumenau, em conjunto com 49 educação, Softcon, Silva Schütz Advogados e C.E.S.A.R.. Os três primeiros colocados receberão uma sessão de mentoria e o vencedor receberá R$ 10 mil.
O SC Inova, media partner do evento desde a primeira edição, também prepara um lançamento (sem spoilers, revelaremos na semana que vem) para marcar os cinco anos de atuação no ecossistema de tecnologia. Confira, ao longo da próxima semana, nossa cobertura do Startup Summit 2022.
Neste link, confira as reportagens que produzimos nas edições anteriores:
SIGA NOSSAS REDES