Concorrência ou cooperação? Desenvolvedoras de software de SC e PR criam “aliança” para fortalecer mercado

Voce está em :Home-Inovadores-Concorrência ou cooperação? Desenvolvedoras de software de SC e PR criam “aliança” para fortalecer mercado

Concorrência ou cooperação? Desenvolvedoras de software de SC e PR criam “aliança” para fortalecer mercado

Cheesecake Labs (Florianópolis), PremierSoft (Blumenau) e Snowman Labs (Curitiba) anunciam parceria para capacitação técnica e projetos

Cheesecake Labs (Florianópolis), Premiersoft (Blumenau) e Snowman Labs (Curitiba) anunciam parceria para capacitação técnica e entrega de projetos. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 27.07.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

O mercado “oceano vermelho” das software houses – que leva a uma concorrência muitas vezes predatória – ganhou uma inusitada parceria entre três empresas já consolidadas no setor e que oferecem serviços semelhantes no Sul do país. As catarinenses Cheesecake Labs, de Florianópolis (SC), a Premiersoft, de Blumenau (SC) e a Snowman Labs, de Curitiba (PR), anunciaram nesta semana um acordo informal de colaboração, voltado ao “crescimento mútuo”. 

Na prática, a iniciativa cria uma aliança de mercado que prevê troca de conhecimentos técnicos, workshops e a criação de equipes (squads) mistas entre as empresas para atuação em projetos.  “Acreditamos que, juntos, podemos não somente alavancar nossos negócios, como também trazer resultados mais assertivos para nossos clientes”, explica Rodrigo Hülsenbeck, CEO da Premiersoft.

“Essa é uma chance para promover boas práticas no segmento e demonstrar como o aprendizado em conjunto pode fortalecer o mercado da tecnologia”, conclui. A empresa foi fundada em 2011 e atende clientes em todo o país, com destaque nos segmentos de finanças, gastronomia, educação e varejo.

A Cheesecake Labs surgiu em Florianópolis em 2013 mas desde o início criou laços com empresas e desenvolvedores de software e apps do Vale do Silício, onde o fundador Vitor Gomes trabalhou (como um dos primeiros funcionários da Uber). Em 2018, a empresa passou por uma reformulação na gestão e segue como uma das referência deste mercado no país. “Estas trocas nos fortalecem enquanto empreendedores, e potencializa para que cresçamos bem e melhor, capazes de criar melhores produtos para nossos clientes”, resume Marcelo Gracietti, CEO da Cheesecake Labs.

Foi no ambiente de inovação do Vale do Silício que Danilo Brizola, co-CEO da curitibana Snowman Labs, conheceu o termo ‘coopetition’, que distoa do modelo concorrencial de “cada um por si” comum no mercado brasileiro. “Somos concorrentes, porém podemos cooperar em prol da melhora do mercado. O mercado de tecnologia é tão vasto e tão gigantesco que não há motivo para disputas. Podemos nos juntar e trocar conhecimento uns com os outros”, comenta.