Senior e B3 debatem em Blumenau oportunidades no mercado de capitais

Voce está em :Home-Negócios-Senior e B3 debatem em Blumenau oportunidades no mercado de capitais

Senior e B3 debatem em Blumenau oportunidades no mercado de capitais

Evento reuniu empresários e executivos para discutir captação de recursos, crédito e o papel das empresas catarinenses no mercado.

Evento reuniu empresários e executivos para discutir captação de recursos, crédito e o papel das empresas catarinenses no mercado. / Foto: Divulgação Senior


[25.09.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A Senior Sistemas, em parceria com a B3 (Bolsa de Valores do Brasil), promoveu nesta quinta-feira (25) um encontro inédito em Blumenau que reuniu lideranças empresariais para discutir o potencial de Santa Catarina no mercado de capitais e os impactos das novas regulações de crédito corporativo.

A programação contou com dois painéis. O primeiro debateu as perspectivas de captação de recursos no cenário atual, com participação de Rafaela Vesterman (B3), Marcus Maia (BTG Pactual), Eugênio Xavier Neto (SST Advogados) e Marcelo Amorim (Invisto Capital). Para Rafaela, há espaço para empresas catarinenses acessarem investidores nacionais e internacionais: esse movimento democratiza o mercado, amplia a base de emissores e conecta empresas médias ao mercado de capitais.”

Mesmo em um ambiente de ciclos restritos para IPOs, Maia destacou que o mercado de dívida segue ativo, enquanto Xavier Neto reforçou que governança e compliance são condições indispensáveis para esse avanço. Amorim chamou atenção para o perfil empreendedor do estado: “Santa Catarina tem vocação empreendedora e negócios competitivos em tecnologia, indústria e serviços. O investidor olha para isso.”

No segundo painel, Roberta Fortunato (B3) e Thiago Ferreira (Senior) apresentaram a nova regulação da duplicata escritural, que será obrigatória a partir de 2027. Segundo eles, a medida deve ampliar segurança e transparência, além de abrir novas alternativas de crédito para empresas de diferentes portes.

O encontro também foi marcado pelo relato da trajetória da Senior, compartilhado por Jorge Cenci, sócio fundador e chairman, e por Carlênio Castelo Branco, CEO. Fundada em 1988, em Blumenau, a empresa cresceu de soluções de folha de pagamento para se tornar uma das principais companhias de software de gestão do país, com mais de 3 mil colaboradores, 13 mil clientes e presença em nove países. Em 2025, superou R$ 1 bilhão em faturamento e lançou, em parceria com o BTG Pactual, a joint venture Senior Capital, além de expandir novos negócios como a fintech de benefícios corporativos Wiipo.

Para Alencar Berwanger, diretor de Relações com Investidores e Novos Negócios da Senior, o objetivo foi estimular uma visão mais ampla entre os empresários da região: nós temos um ecossistema muito forte em Santa Catarina. O setor de tecnologia cresce em Blumenau, Florianópolis, Joinville. Muitos M&As já conectam a região ao mercado de capitais, mas queremos ampliar essa percepção também para outros setores.”