Lançamento será nesta quarta (12.08) e prevê plano de ação para fortalecer setor no estado, onde estão 5,6% das empresas do país. / Foto: Stun Game Festival
[FLORIANÓPOLIS, 12.08.2020]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
O mercado de jogos eletrônicos em Santa Catarina ganha, a partir desta quarta (12.08), uma representação formal na Assembleia Legislativa. A Frente Parlamentar de Games e Jogos Eletrônicos será lançada em evento online, às 18 horas, pelas redes sociais do deputado estadual Fabiano da Luz (PT), que coordena a iniciativa. Será a primeira frente com este tema no Sul do país – há outras em atividade na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Câmara de Vereadores de São Paulo.
Durante anos, o mercado de games foi uma vitrine para o setor de tecnologia em Santa Catarina – a Associação Catarinense de Tecnologia criou inclusive uma Vertical de Negócios focada neste segmento, hoje parte de outra Vertical, que abrange todo o setor de Economia Criativa. No estado, estão localizados 5,6% das empresas desenvolvedoras de games do país e 4,7% dos profissionais autônomos.
“Pela magnitude deste tema e pela representativa organização do setor tecnológico e industrial catarinense, carecemos de uma política pública específica para Games e Jogos Eletrônicos. Percebemos a importância da criação de uma legislação estadual para englobar a economia criativa e o mercado gamer, vistos que são potencialidades em ascensão que podem ser mais bem desenvolvidas por meio de políticas eficientes para a diminuição burocrática. Além disso, obter apoio e parcerias para a elaboração de eventos esportivos e culturais e para permitir que os artistas visuais, designers, programadores e atletas se sintam valorizados para permanecer trabalhando em Santa Catarina” explica Fabiano.
Nos últimos dois anos, a Vertical da Acate organizou o Stun Game Festival, evento que reuniu diversos estúdios de criação e vários palestrantes para debater oportunidades e tendências de mercado – e parte da programação do Floripa Conecta em 2019. Neste ano, o evento será online, nos dias 22 e 23 de agosto.
“Percebemos a importância da criação de uma legislação estadual para englobar a economia criativa e o mercado gamer”
A Frente espera contar com a participação de universidades e cursos técnicos que formam profissionais para este setor, além de jogadores, entidades associativas e empreendedores – nas áreas de desenvolvimento de apps, games e projetos digitais – para criar um Plano de Ação que irá nortear as atividades.
Também foram convidados para compor a Frente e participar das discussões: Guilherme Vicente Andrade (atleta de eSports e bicampeão brasileiro), Marcelo Bohrer (coordenador do Floripa Conecta), Thaynan Mariano (coordenador do Stun Games Festival), Luiza Guerreiro (CEO da Explot) e Arthur Nunes (diretor da Acate).
Segundo o deputado, a ideia é também promover pesquisas para compreender o atual cenário e compreender as necessidades dos produtores, pesquisadores e consumidores no estado, um futuro “mapa de games” para orientar o setor industrial criativo.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES