Estado teve segundo melhor aproveitamento do país (15% do total de aprovados) no programa de capacitação voltado a startups com foco em impacto socioambiental. Projetos vêm de Florianópolis, Chapecó e Criciúma. / Foto: Maneje Bem/Divulgação.
[FLORIANÓPOLIS, 22.06.2020]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
Novos projetos inovadores que buscam impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram lucros. Essa é a premissa para startups participarem do programa de aceleração InovAtiva de Impacto 2020, que divulgou nesta segunda (22.06) as 40 selecionadas em todo o país. Destas, seis são de Santa Catarina – estado que teve o segundo melhor aproveitamento, atrás apenas de São Paulo – o que representa 15% do total aprovado.
As startups, egressas de Florianópolis, Chapecó e Criciúma, atuam em áreas diversas como tecnologias verdes e sustentáveis, energia, agronegócio, marketing & mídia e educação.
Do Sul catarinense vem a Eloverde, que desenvolve um software para automação do back office ambiental, aumentando a performance de consultorias ambientais, indústrias, transportes e destinadores de resíduos e permitindo uma atuação colaborativa entre estes elos.
Da região Oeste, a selecionada para o InovAtiva de Impacto 2020 foi a Moeda Verde, um aplicativo que recompensa os usuários que adotam práticas sustentáveis na comunidade e troca por produtos oferecidos por empresas parceiras.
Os demais quatro projetos aprovados são de Florianópolis. Conheça cada um deles:
A Maneje Bem é uma plataforma de inteligência para o desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares, que conecta produtores rurais, ajuda a digitalizar rotinas e informações, gerando dados sobre desenvolvimento da produção.
A Nohs Somos é uma startup que mapeia locais amigáveis aos LGBTI+ (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais) e estimula a diversidade em empresas. Recentemente, liderou uma petição que obteve mais de 15 mil assinaturas e ajudou, com a sanção do ofício 39/2020, a fazer com que os hemocentros do país recebam doações de sangue da população LGBTI+.
A Rede Enem, voltada à educação, é um canal independente de difusão de conteúdos de apoio à aprendizagem e também de informações sobre programas e oportunidades de acesso ao Ensino Superior.
E a SunR – Reciclagem Fotovoltaica atua com o serviço de logística reversa de módulos fotovoltaicos. Tem parceiros em todo o país e recicla em sua sede, em Florianópolis, onde transforma os dejetos em linha de produtos de vidro, alumínio e minérios como cobre, prata e silício.
Para conhecer o perfil das startups selecionadas para o InovAtiva de Impacto 2020, acesse este link.
SIGA NOSSAS REDES