Parceria entre WEG e Senior Sistemas resultou na primeira solução 100% nacional a conectar um robô móvel autônomo (AMR) a um sistema de gestão logístico. Apresentação será na maior feira de logística da América Latina. / Foto: Divulgação
[23.04.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Duas das maiores empresas catarinenses em seus segmentos – indústria e tecnologia – uniram forças para apresentar ao mercado uma solução inédita que une hardware e software com inteligência artificial para transformar operações logísticas.
A WEG e a Senior Sistemas farão, durante a Intermodal South America 2025, a primeira demonstração pública da integração entre o WEG Mobile Robot (WMR) — robô autônomo desenvolvido pela multinacional de Jaraguá do Sul — e o WMS da Senior Sistemas, plataforma de gestão de armazéns da empresa sediada em Blumenau.
O evento – considerado o principal evento dos setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina – começou na terça (22) e encerra amanhã (24), em São Paulo.
A solução é a primeira 100% nacional a conectar um robô móvel autônomo (AMR) a um sistema de gestão logístico, capaz de otimizar etapas críticas da intralogística industrial. O robô navega de forma inteligente por ambientes fabris e centros de distribuição, com capacidade de recalcular rotas e evitar obstáculos em tempo real, enquanto o WMS orquestra a operação com base em dados e algoritmos avançados.
“Foi com base em nosso propósito de tornar o mundo mais eficiente e sustentável que o WMR surgiu, inicialmente voltado às nossas próprias fábricas. Agora, com a integração ao WMS da Senior, entregamos ao mercado uma solução robusta, segura e com ROI inferior a 18 meses”, afirma Pedro Havranek do Nascimento, chefe de vendas da WEG.
A integração amplia a produtividade e a segurança operacional ao automatizar tarefas repetitivas, como o transporte de itens entre pontos do armazém. Estudos feitos na fábrica de transformadores da WEG, em Itajaí (SC), mostraram que a adoção do robô reduziu em quilômetros a distância percorrida por operadores diariamente, melhorando a ergonomia e evitando desabastecimentos nas linhas de produção.
Segundo Joelma Vieira, head de Logística da Senior Sistemas, a parceria nasce da sinergia entre duas empresas com forte domínio técnico em suas áreas. “A união entre o nosso WMS e o robô da WEG representa um avanço para o setor. É uma solução integrada que se adapta a diferentes níveis de automação e aumenta a flexibilidade dos processos logísticos”, destaca.
O sistema também conta com gestão de frota de robôs, operação em tempo real via cloud e arquitetura baseada em microsserviços — características que permitem sua aplicação em larga escala. O WMR conta com baterias de longa duração (até 10 horas) e carregamento rápido, além de ser modular, com possibilidade de acoplamento de braços robóticos, esteiras e outros acessórios.
Além da exibição ao vivo do robô em operação no estande da Senior, os executivos Pedro Havranek e Anderson Benetti, head executivo de Logística da Senior Sistemas, participam da palestra “Logística 4.0: Automação e Sistemas de Gestão Transformando o Setor”, que debaterá os impactos da automação inteligente e as perspectivas futuras da logística digital.
SIGA NOSSAS REDES