Inovação Social: ONG Prototipando a Quebrada leva hackathon para feira de negócios em Florianópolis

Voce está em :Home-Sociedade-Inovação Social: ONG Prototipando a Quebrada leva hackathon para feira de negócios em Florianópolis

Inovação Social: ONG Prototipando a Quebrada leva hackathon para feira de negócios em Florianópolis

Projeto de inovação social já colocou 40 graduandos no mercado de trabalho na Grande Florianópolis,a maior parte no setor de tecnologia.

Jovens egressos de projetos sociais para formação em TI desenvolveram ideias inovadoras para desafios da educação. Projeto já colocou 40 graduandos no mercado de trabalho – a maior parte no setor tech. / Foto: Divulgação  


[FLORIANÓPOLIS, 11.04.2024]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Um desafio no qual 30 jovens, egressos de programas sociais de apoio e formação de talentos para o mercado de tecnologia, precisam desenvolver e apresentar soluções inovadoras voltadas ao setor educacional. Esse foi o objetivo do primeiro hackathon (uma maratona de ideias) promovido pela ONG Prototipando a Quebrada (PAQ), dentro da Feira Internacional de Negócios (FIN) 2024, que aconteceu no CentroSul, em Florianópolis, na última semana. 

O hackathon teve a participação de jovens do PAQ e representantes do programa Empower Her, além das instituições Pode Crer, Centro Cultural Anastácia e ELITI (Escola de Líderes em Tecnologia da Informação). Eles se dividiram em grupos e tiveram de apresentar soluções inovadoras para os desafios na educação. A atividade foi realizada em parceria com a TXM Methods, que apoiou com a metodologia do evento.

Além do hackathon, a feira reuniu, no dia de abertura, lideranças do Floripa Mais Tec/Lab 365, Pode Crer, Eliti e PAQ para falar sobre educação, inovação e tecnologia. No segundo dia, foi realizada uma visita gamificada na feira com mais de 50 educandos do PAQ e das instituições parceiras.

Durante um dia, participantes buscaram soluções inovadoras para demandas educacionais.
Durante um dia, participantes buscaram soluções inovadoras para demandas educacionais. / Foto: PAQ (Divulgação)

AMBIENTE PARA APRENDIZAGEM

Criada em 2018, a ONG Prototipando a Quebrada (PAQ) já formou 160 jovens e conta com 80 participantes atualmente. Deste total, 40 educandos já estão empregados, sendo 72% em empresas de tecnologia. Para colocar os projetos em prática, a ONG também forma educadores dentro de comunidades, que replicam a Metodologia PAQ. Desde o início das atividades, a estimativa é de uma injeção, indiretamente, de cerca de R$ 535 mil/ano nos bairros onde o PAQ está inserido.

O foco da ONG é a formação de um ambiente propício para aprendizagem e a consolidação de um ecossistema de transformação tecnológica na Grande Florianópolis. O PAQ conta atualmente com quatro unidades: CIA Acate Primavera, CEEL e BeWiki, em Florianópolis; e na Inaitec, em Palhoça.

“Além das ideias e pitches impressionantes que eles apresentaram no palco e desenvolveram em apenas um dia, o PAQ fica imensamente feliz em ver o sucesso que foi a união com outras instituições e ver a potencialidade desses jovens juntos. Certamente vem muito mais parceria por aí”, destaca Yohanna Galvani, co-fundadora do PAQ e uma das idealizadoras do PAQATHON.