Iniciativa da aceleradora Darwin Startups com apoio do Startup SC dá largada em janeiro e está com inscrições abertas. Ideia é abranger outras cidades do estado ao longo do ano.
[REDAÇÃO SC INOVA / Florianópolis, 10.01.2019]
O ecossistema das Ilhas Galápagos, localizadas a 600 milhas do Equador, foi uma das principais inspirações para o naturalista britânico Charles Darwin desenvolver a Teoria da Evolução, após a viagem pelo mundo que ele empreendeu entre 1831 e 1836. A descoberta histórica inspirou também um outro projeto, voltado para ajudar a desenvolver outro ecossistema: o de inovação, tecnologia e startups em Santa Catarina.
Iniciativa da aceleradora Darwin Startups (por isso o nome não é por acaso) com apoio do programa Startup SC, do Sebrae/SC, o recém-lançado Programa Galápagos pretende levar capacitação para empreendedores em regiões onde ainda não há ecossistemas de startups bem desenvolvidos em Santa Catarina. O roteiro começa por Lages e Criciúma, agora em janeiro, mas deve abranger outras regiões ao longo do ano.
O programa selecionará entre 10 e 15 startups por turma e busca projetos inovadores que estão no período posterior à fase de ideação até o período de captação dos primeiros clientes.
As primeiras turmas acontecem este mês em Criciúma, no dia 22, com o patrocínio da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e apoio da Prefeitura Municipal de Criciúma, e em Lages, dia 23, com o patrocínio do Orion Parque Tecnológico. As inscrições tanto para a seleção das startups como para inclusão dos municípios no cronograma podem ser feitas em http://bit.ly/inscricao-galapagos
“Existem bons empreendedores em todos os lugares do Brasil e do mundo, mas muitos não conseguem dar certo por não estarem em ambientes propícios para crescer. Nós queremos mudar isso dando oportunidade para que as pessoas possam se desenvolver”, diz André Hotta, diretor de marketing da Darwin Startups.
Em 2017 e 2018 algumas pessoas começaram a pedir para que a aceleradora levasse capacitação às suas cidades, mas “vimos que não há como levar a estrutura de aceleração (investimento, mentores, infra, time, etc) para comunidades que ainda não estão maduras”, comenta. Em 2018, a Darwin criou um piloto do programa Seleção Natural que rodou na cidade de Ponta Grossa (PR) e, em 2019, o projeto expandiu para Vitória (ES), Belém (PA), Manaus (AM) e Natal (RN).
“Muitos empreendedores não conseguem dar certo por não estarem em ambientes propícios para crescer”, analisa André Hotta, diretor de Marketing da Darwin Startups.
No final de 2019, conta Hotta, surgiu a demanda, por parte do programa Startup SC, de rodar o Seleção Natural em algumas regiões do interior do estado. “Mas o Seleção Natural é mais robusto e exige mais dedicação e recursos. O que fizemos foi criar uma versão pocket do Seleção Natural onde fosse mais escalável para outras regiões”.
Ao longo de quatro semanas, os participantes passam pela fase de diagnóstico, desenvolvimento e apresentação ao mercado, trabalhando os conceitos de cliente, problema e solução, criando o MVP e aprendendo a abordar e realizar as primeiras vendas.
“Com a parceria neste novo programa queremos ir além do que já oferecemos com o Programa de Capacitação Startup SC, podendo impactar empreendedores que estão em fases mais iniciais, como a da ideação, e abranger cidades que não atingiríamos durante o ano”, conta Alexandre Souza, gestor do Startup SC.
SIGA NOSSAS REDES