Ponte para a Inovação: a história do ecossistema de Florianópolis vira livro e “guia prático” para comunidades empreendedoras

Voce está em :Home-Inovadores-Ponte para a Inovação: a história do ecossistema de Florianópolis vira livro e “guia prático” para comunidades empreendedoras

Ponte para a Inovação: a história do ecossistema de Florianópolis vira livro e “guia prático” para comunidades empreendedoras

Obra organizada pelo ex-presidente da Acate, Daniel Leipnitz, e o jornalista Rodrigo Lóssio (foto), será lançada no dia 20 de abril. Ao todo, 32 autores contam como a capital catarinense se tornou referência em inovação do país.

Obra organizada pelo ex-presidente da Acate, Daniel Leipnitz e o jornalista Rodrigo Lóssio (foto) será lançada no dia 20 de abril. Ao todo, 32 autores contam como a capital catarinense se tornou referência em inovação no país. / Foto: Fernando Willadino


[09.04.2021]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa 

Quem conhece apenas a Florianópolis praiana, que surgiu para o país nos campeonatos de surfe dos anos 1980, se espanta ao saber que a capital catarinense se tornou, dos anos 2000 em diante, uma referência no desenvolvimento de tecnologia, inovação e empreendedorismo digital. 

E isso foi possível pela atuação “ecossistêmica” de diferentes elos de uma cadeia que conecta universidades, empreendedores, incubadoras e aceleradoras, entidades associativas, investidores e fundos de capital de risco e, mais recentemente, do setor público. Segundo o estudo Tech Report, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Grande Florianópolis hoje concentra cerca de 4 mil empresas, um terço do total do estado, que faturam quase R$ 10 bilhões/ano (52% da receita de tecnologia em SC). 

O caso sui generis da virada tech em Florianópolis em poucas décadas pode ser compreendido em detalhes com o lançamento do livro “Ponte para a Inovação: como construir um ecossistema empreendedor”, organizado pelo empreendedor Daniel Leipnitz, ex-presidente da Acate e atual presidente do Sapiens Parque, e o jornalista e consultor em comunicação Rodrigo Lóssio, diretor-executivo da Dialetto

“O livro é uma resposta a perguntas que frequentemente recebemos de como Florianópolis acabou se tornando um dos ambientes mais férteis para construção de negócios inovadores do país e da América Latina, sendo uma cidade de médio porte, fora de grandes centros“, comenta Lóssio. Ele e Daniel acompanharam e participaram ativamente do ambiente de inovação catarinense nos últimos 15 anos e, além de organizarem o projeto editorial, assinam capítulos do livro ao lado com mais 30 autores, convidados que protagonizaram ou participaram da construção do ecossistema de Florianópolis. 

VISÕES SOBRE A MATURIDADE DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

Ao longo de 500 páginas, o livro coloca a capital catarinense como pano de fundo para discutir as principais características presentes nas regiões que apostam na economia de inovação e tecnologia. A ideia é que, ao apresentar “32 vetores que criam e sustentam um ecossistema de sucesso”, a obra sirva também como um guia prático para desenvolvimento de comunidades empreendedoras país afora. Entre os macro temas explorados no livro estão Governo, Educação e Capacitação, Investimentos, Gestão, Infraestrutura, Pessoas, Relacionamentos, Integração, Negócios e Social.  

Para complementar a visão dos autores da obra, os organizadores convidaram três nomes internacionais e um nacional para compartilhar suas opiniões sobre a maturidade do ecossistema de inovação de Florianópolis. Um deles é Bret Waters, professor de Empreendedorismo na Universidade de Stanford e mentor do Miller Center for Social Entrepreneurship, que comenta:

“Por que um vale na Califórnia [Vale do Silício] floresceu e se tornou o centro econômico global que é hoje? Os motivos são diversos, mas dois fatores frequentemente mencionados são as ótimas universidades e o clima hospitaleiro da Bay Area – ambas coisas que Florianópolis tem em abundância.”

Para Daniel Leipnitz, a visão coletiva e de colaboração entre lideranças e instituições é parte do sucesso que Florianópolis alcançou, “por competência, talento, espírito empreendedor e muita abnegação, são os atores e as pessoas que, efetivamente, fazem acontecer e alcançam o merecido reconhecimento”.

A publicação é voltada a gestores públicos, executivos de grandes empresas, empreendedores e investidores nacionais e internacionais, e está em pré-venda no site http://ponte.tech. Editado pela Santa Editora, o livro estará disponível, ainda em abril, em plataformas digitais por meio de uma parceria com o Clube de Autores.

Todo o lucro obtido com o livro, incluindo a venda de exemplares, será destinado a projetos de formação de talentos na área da tecnologia na Grande Florianópolis, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre os programas beneficiados está o DEVinHouse, iniciativa da Acate em parceria com o Senai/SC, que pretende formar e inserir no mercado de trabalho centenas de desenvolvedores. Com recursos do projeto, 25 alunos receberão bolsas integrais para se tornarem programadores, sendo 80% destinadas a mulheres.


LEIA TAMBÉM: