16 projetos participaram de pitch final do programa de empreendedorismo do Join.Valle e Sebrae/SC e a Javô levou prêmio de R$ 10 mil reais. Na categoria intraempreendedorismo, Anagê Imóveis foi destaque. / Foto: Divulgação
[JOINVILLE, 28.05.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A 14ª edição do JEDI – Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação – chegou ao fim no último sábado (25) com a apresentação de 16 projetos no auditório do Ágora Tech Park, em Joinville. Promovido pelo Join.Valle e pelo Sebrae Santa Catarina, o programa tem como foco transformar ideias em negócios de impacto. Ao longo de quatro semanas, os participantes passaram por capacitações, mentorias e validações de mercado.
Na categoria de empreendedorismo, o destaque foi a Javô, plataforma que conecta idosos a pessoas interessadas em oferecer companhia para atividades do dia a dia, como idas ao mercado, consultas médicas ou simplesmente um café. A proposta rendeu à equipe o prêmio principal de R$ 10 mil, além de consultorias, ingressos para eventos e acesso a coworking. O grupo nasceu durante o Startup Weekend e evoluiu a solução no JEDI.
“Em 12 anos, a população idosa praticamente dobrou em Joinville. Validamos a dor e entendemos que há uma oportunidade real de negócio”, explica Nathaly Salomão, que apresentou o pitch final. A equipe é formada ainda por Eduardo Habitzreuter, Eloisa Cecília, Lenon Vicente e Luciane Madeira.
O serviço funciona de forma avulsa, sem mensalidades ou fidelidade, com acompanhamento em tempo real e foco na companhia afetiva. “Queremos conectar ‘mãos amigas’ a quem precisa de apoio no cotidiano, quando familiares não podem estar presentes”, completa Nathaly.
Além da Javô, outras sete equipes foram reconhecidas no Top 7 da categoria empreendedorismo: BSF, GIO, FluxPDV, Capitalink, Join Next, Stud Med e Revelio Travel. Esses grupos seguem recebendo apoio para aprimorar seus modelos de negócio.
Na trilha de intraempreendedorismo, dedicada a soluções desenvolvidas dentro de empresas, três projetos se destacaram: Anagê Imóveis (1º lugar), ArcelorMittal (2º) e Colégio Bonja (3º). O objetivo dessa trilha é gerar novas fontes de receita ou ganhos operacionais para as organizações mantenedoras do Join.Valle e patrocinadoras do programa.
Ao todo, o JEDI reuniu mais de 60 participantes, 25 mentores e 10 facilitadores. A jornada incluiu workshops presenciais e online, testes de perfil comportamental e capacitações específicas, incluindo práticas em inteligência artificial. Os participantes também receberão certificação internacional, fruto da parceria com a Fundação Wadhwani. Entre os temas trabalhados nos workshops, estiveram desenvolvimento de modelos de negócio, validação de soluções, marketing, vendas, gestão financeira e construção de pitches.
Desde sua primeira edição, o programa já impactou cerca de mil pessoas, formou 140 equipes e contribuiu diretamente para a criação de 30 startups. “O JEDI não é um programa genérico de empreendedorismo. É uma jornada que conecta, desenvolve talentos e transforma boas ideias em negócios viáveis”, resume Rogers Pereira, diretor executivo do Join.Valle.
Em 2025, o JEDI terá duas edições. A próxima, programada para o segundo semestre, será dedicada exclusivamente ao intraempreendedorismo, com foco na geração de valor dentro de empresas.
“Programas como o JEDI são essenciais porque vemos ideias se transformarem em negócios. Isso está diretamente alinhado às bandeiras do Sebrae, que são inovação e desenvolvimento do empreendedorismo inovador”, afirma Daniela Dalfovo, gestora de projetos do Sebrae/SC. “O JEDI é mais do que um programa de startups. É uma plataforma de desenvolvimento de negócios inovadores”, complementa o idealizador do programa, Fabiano Dell Agnolo.
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