Tecnologia desenvolvida pela startup Captei (foto), que já está em 12 cidades do país, tem auxiliado imobiliárias e pessoas físicas em tempos de Covid-19. / Imagem: Captei/Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 21.07.2020]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
Uma rotina comum no mercado imobiliário, a indicação de apartamentos e casas para venda e locação (e tradicionalmente regida pela informalidade), ganhou uma nova roupagem profissional em tempos digitais: uma plataforma de tecnologia desenvolvida por uma startup catarinense hoje está sendo utilizada tanto por imobiliárias que precisam melhorar a performance de indicações e geração de negócios (venda ou aluguel) ao mesmo tempo em que monetiza as pessoas que indicam.
A Captei, startup de Florianópolis criada em 2019 e que já tinha criado um sistema de big data para captação ativa de imóveis, lançou neste ano uma plataforma de marketing de indicação que tem auxiliado empresas do setor imobiliário do país num período em que o contato digital está mais ativo do que nunca – e ganha adesão dos “indicadores” pela bonificação de R$ 100 por cada negócio gerado mais um valor de 10% do primeiro aluguel pago à imobiliária.
“Por mais de um ano falamos com centenas de imobiliárias e corretores do país, participamos de vários eventos e concluímos que 95% deste público já fez alguma vez indicação boca a boca, mas o mercado paga isso como uma bonificação ou um cafezinho”, comenta Leonardo Fabra Gomez, CEO da Captei. Na avaliação da empresa, esta rotina informal gerava uma certa frustração para quem indicava com relação ao retorno de uma bonificação, enquanto as imobiliárias, pela falta de uma ferramenta de gestão, acabavam esquecendo de dar o retorno a quem ajudava a gerar negócios.
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Como lembra Leonardo, os indicadores em geral são funcionários de prédios, condomínios ou das próprias imobiliárias, seguranças, corretores autônomos, inquilinos e até proprietários que costumam indicar imóveis para ampliar a renda. “Boa parte desse grupo não usa computadores ou e-mail no dia-a-dia, mas quase todos têm smartphones. Então, como melhorar a performance da indicação boca-a-boca e conseguir gerenciar de forma efetiva todas indicações para ambos os lados?“.
PLATAFORMA CRIA “ATALHO” NO PROCESSO DE CAPTAÇÃO E REDUZ CUSTOS
No ano passado, a Captei começou a desenvolver o projeto piloto de uma plataforma de marketing de indicação para a Brognoli Negócios Imobiliários, que conta com um time de inovação e já criou um braço de venture builder para apoiar o desenvolvimento de novos negócios e produtos digitais.
Há cerca de um ano, a tradicional imobiliária da Grande Florianópolis iniciou uma campanha de indicação que hoje se tornou o segundo canal mais relevante na captura de negócios ao mesmo tempo em que reduziu em um terço o custo de aquisição de clientes (CAC).
“Começamos como um teste e vimos que o potencial do processo era enorme. Logo nos primeiros meses tivemos cerca de 200 indicações, o que nos fez mexer no processo de captação de imóveis, baseado no modelo antigo do captador ir pra rua, de porta em porta. Nosso custo de aquisição é de R$ 1.275,00 e, com este processo, tivemos uma redução de 35%“, comenta Eduardo Barbosa, CEO da Brognoli Negócios Imobiliários.
Ele afirma que o marketing de indicação “criou um atalho que a gente não enxergava até então e que nos deu muita velocidade de captação em pouco mais de um ano. Ele quebra uma barreira inicial, pois traz uma autoridade de quem indica. O piloto que testamos funcionou muito bem para o proprietário, indicador e também para a imobiliária”.
“A ideia não é substituir o corretor, pelo contrário, uma indicação mais assertiva ajuda a acelerar o trabalho deste profissional”, resume o CEO.
Para as imobiliárias, a plataforma tem custo fixo mensal a partir de R$ 490, além de um valor pela adesão, em torno de R$ 2,5 mil, no qual o sistema e aplicativo é configurado e customizado para a empresa. A imobiliária pode gerenciar todas as indicações feitas, se foi publicada, alugada ou vendida, e também se foi cancelada, para que o indicador possa em uma próxima oportunidade sugerir imóveis mais qualificados de acordo com o interesse do cliente.
Para os indicadores, basta preencher um formulário digital e instalar um aplicativo no celular. Sempre que uma indicação for captada, locada ou vendida, de acordo com a campanha que a imobiliária configurar, serão geradas automaticamente as recompensas aos indicadores, que recebem os avisos pelo app e podem gerenciar as datas previstas para os respectivos pagamentos.
“A indicação dos leads de inquilinos ou compradores de imóveis são oportunidades mais qualificadas, desta forma o trabalho para fechar um negócio é menos árduo”.
Com dois meses de mercado, a solução da Captei já está sendo utilizada em 12 imobiliárias do país, especialmente na região Sul e Sudeste. A perspectiva é de um crescimento acelerado até o final do ano, com possibilidade de adesão de 100 imobiliárias. Atualmente são sete colaboradores – entre os sócios fundadores Leonardo, Jonathan Fabra Gomez (CTO) e Diego Moeller (CCO), mas a equipe vai crescer nos próximos meses com a expansão das áreas de marketing e comercial.
Em função do cenário de pandemia e distanciamento social, a startup também deve antecipar para os próximos meses outros aplicativos que estavam previstos para serem lançados no final do ano, como os serviços online de agenciamento e vistoria.
“O momento é favorável para este uso de solução porque não só o mercado imobiliário precisa ser mais digital, reduzindo a necessidade de ir presencialmente aos imóveis e ter contato físico com os proprietários, como também as pessoas precisam de uma renda extra”, resume Leonardo.
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