Com apoio de investidores e em busca de motoboys, plataforma online criada em Joinville conta com 130 mil pessoas cadastradas e R$ 1,5 milhão já captados. / Foto: Divulgação Motoboy.com
Criada em 2013, antes da popularização dos aplicativos para entregas, a plataforma online de entregas ultra-rápidas Motoboy.com surgiu para resolver a necessidade de quem precisa de agilidade para entregar um produto, mercadoria ou documentos. A ideia nasceu a partir de práticas como entregas last mile e ultra-rápida — em referência à última etapa do processo de logística para atender o usuário final, e o tempo estimado entre a solicitação e a realização de um serviço.
Disponível por meio de aplicativo de celular ou interface web, a Motoboy.com é um marketplace que conecta clientes com perfis diversos (B2B, B2B2C e B2C) aos entregadores, com agendamento sob demanda e pagamentos por meio de cartão de crédito ou dinheiro. Além da plataforma, tanto os novos quanto os clientes recorrentes podem utilizar um chatbot para fazer cotações e pedidos via Facebook Messenger.
Fundada pelos empreendedores Jonathan Pirovano (CEO) e Rafael Perboni (CMO), a Motoboy.com tem base operacional em Joinville, possui 130 mil usuários cadastrados e somente no último mês atendeu 25 mil locais no país – de Fortaleza a Porto Alegre. Desde janeiro de 2019, o faturamento cresceu 62%, mesmo com retração no setor de serviços no Brasil e, nos últimos cinco anos, captou cerca de R$ 1,5 milhão em investimentos, do fundo Bossa Nova, Banco BMG e CNT.
Podem utilizar a plataforma apenas motoboys 100% autônomos, treinados, com licença de motofrete (via prefeituras) e regularizados como Microempreendedor individual (MEIs), compromisso que a Motoboy.com exigia dos profissionais antes mesmo da mudança na legislação.
“Desde que lançamos a plataforma, sempre alcançamos crescimento exponencial ano após ano. Em 2019, estamos vivendo nosso melhor momento, com resultados e aperfeiçoamentos que nos indicam que os próximos anos serão de consolidação em nosso mercado”, explica Jonathan, 29 anos, formado em Sistemas da Informação e programador desde jovem. O sócio Rafael, 39 anos, é formado em Psicologia mas passou por diversas áreas (de locadoras até comércio de produtos odontológicos) até entrar no mercado de tecnologia ao criar sua primeira startup, em 2011.
MODELO DE SERVIÇOS
Diferente de outros serviços para entrega disponíveis no mercado, com cobrança feita por porcentagem, os motoboys são cobrados por taxa fixa, de acordo com a quantidade de locais de retirada e entrega. Os entregadores ficam com o total da corrida e posteriormente pagam um valor fixo por local de parada. Nesse caso, a Motoboy.com emite um boleto para o motoboy pagar à plataforma – com isso, potencialmente ficam com uma proporção maior do total do serviço, principalmente em corridas de maior valor.
Já o pagamento feito pelo solicitante da entrega pode ser realizado tanto por cartão de crédito quanto em dinheiro – recentemente foi adicionada a opção de créditos pré-pagos, com descontos especiais ao usuário. Hoje, mais da metade do pagamento das corridas são realizadas em espécie, permitindo que o entregador receba por seu serviço de forma imediata.
O suporte monitora em tempo real o andamento das entregas e o que ocorre na plataforma, para evitar ocorrências e insatisfação dos clientes. “Tanto os clientes quanto os entregadores recebem igual atenção em relação ao uso da plataforma. Assim, em caso de qualquer imprevisto, é possível acionar a plataforma”, afirma Jonathan. Em 2019, a taxa de clientes recorrentes cresceu 42% em comparação com o ano anterior.
Segundo o CEO, a startup evita o modelo “trabalhar mais rápido para ganhar mais” para os motoboys: “orientamos os parceiros a sempre trabalharem dentro das normas, e oferecemos um manual de boas práticas para evitar acidentes ocasionados pelo excesso de velocidade e imprudência no trânsito”, ressalta Jonathan.
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