Startup Sonica, dos sócios Alexandre Adoglio e Marcio Gonzaga Júnior (foto), agrega ferramentas da web 3.0 para entrar no “universo virtual e real” – e está cotada para compor projetos de aceleração, como o Gutenberg Ventures. / Foto: Divulgação
[BLUMENAU, 27.01.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A startup catarinense Sonica, fundada em Blumenau (SC) e que desenvolve plataforma no-code para websites e outros projetos digitais, é a primeira do país no setor a lançar um módulo que permite a interação com o conceito do metaverso, que une as realidades física e virtual no ambiente online.
“Como um ambiente imersivo, a tecnologia aproxima ainda mais o real e o virtual, abrindo possibilidades infinitas para empresas apresentarem serviços e produtos e se relacionarem com seus públicos. Não à toa, grandes marcas como a Nike estão investindo nessa inovação“, explica Alexandre Adoglio, co-fundador e CMO da Sonica.
A integração com cada metaverso é feita de forma customizada, para que o espaço virtual siga a mesma linguagem e experiência do presencial. Segundo o CMO da empresa, é possível integrar a “jornada de usuário do metaverso” em um hub conectando wallets (carteiras digitais) de criptomoedas, blockchain diversos e a criação de lojas para venda de NFTs (Tokens não-fungíveis).
Em janeiro, a Sonica foi sondada para participar da Gutenberg Ventures, iniciativa conjunta do Resumo Cast e FCJ Venture Builder com foco em startups destinadas ao metaverso. Como primeiro desafio, a plataforma de Blumenau está desenvolvendo um webspace conectando loja de NFT e ambiente voltado a testes para o mercado.
A startup surgiu a partir do desenvolvimento de um modelo web com integração nativa com redes sociais, WhatsApp Web e chabots. Os projetos no-code (sem código), dispensando a contratação de desenvolvedores ou programadores de website.
“Nossos clientes são pequenos e médios empresários que precisam dar conta de muitas tarefas”, detalha Alexandre. As demandas digitais da pandemia por sistemas ágeis mas robustos para venda online impulsionaram a empresa, que já desenvolveu mais de 500 projetos em pouco menos de dois anos de atuação.
O empreendedor, egresso do mercado de agências de publicidade e comunicação, cita a dificuldade que empresas tinham com a falta de ferramentas que agilizem a implantação da estratégia digital. “Sonhávamos em gerar websites com a mesma facilidade de configurar uma página no Facebook ou perfil no Instagram. Após muitos testes, lançamos a plataforma, que grande aceitação principalmente dos profissionais de marketing digital que precisam desenvolver websites sem necessidade de código ou contratação de programadores”, lembra Alexandre, que fundou a empresa ao lado do sócio Márcio Gonzaga Júnior.
A Sonica também integra o grupo de parceiros da plataforma Bite.Land, primeiro marketplace de serviços voltados para o metaverso, iniciativa catarinense da startup Beupse e que será apresentada ao mercado neste sábado (29), em evento híbrido em Florianópolis.
O metaverso, neste 2022, começa a dar os primeiros passos rumo ao mercado.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES