Não estamos falando de políticas públicas de combate à fome, tampouco sobre questões nutricionais, mas sim sobre o quanto dividir uma mesa une pessoas (e negócios) – mostra o Smart City Expo World Congress, em Barcelona. / Fotos: Jean Vogel
[18.11.2022]
Por Jean Vogel, presidente da Câmara de Smart Cities da FIESC, direto de Barcelona (ESP)
Em missão a Barcelona representando a Câmara de Smart Cities da FIESC, nosso colunista de Cidades Inteligentes, Jean Vogel – , fará uma cobertura diária in loco, daquele que é o maior evento mundial do tema: Smart City Expo World Congress – https://www.smartcityexpo.com/
Barcelona é uma cidade que se (re)inventa constantemente. Venho aqui todos os anos desde 2015, e a cada nova visita ela está mais surpreendente. E o dia de hoje só reforçou este sentimento.
Iniciando pela congresso – que sempre traz muito conteúdo de qualidade, participei do painel com o Chef Eduard Xatruch, do restaurante Disfrutar Barcelona, que nos trouxe uma visão sobre a importância da gastronomia na construção (e alimentação) de uma Smart City, e assim como eu, creio que você também irá concordar.
Se uma Smart City é um território para o desenvolvimento de pessoas e negócios, e 100% dos negócios são feitos por e para pessoas, o tema da gastronomia assume grande relevância, afinal, é muito difícil ser inovador estando com fome, não?
Mais que isso, pois não estamos falando de políticas públicas de combate à fome, tampouco sobre questões nutricionais, mas sim sobre o quanto dividir uma mesa une pessoas (e negócios). E é neste ponto que o ecossistema de gastronomia da cidade, de um parque tecnológico ou de um centro de inovação se torna tão importante, pois além da questão turística, ele oferece um ambiente para promover a conexão, a confiança e a interação entre as pessoas.
E o resultado disso é que além de atuar como ferramenta para atrair e reter talentos, estas conexões estimulam os negócios. E é por causa deles, que a tarde fomos conhecer a DFactory, Centro de Inovação em indústria 4.0 localizada na Zona Franca de Barcelona, instituída em 1916, e que sem oferecer desconto em impostos ou qualquer outro benefício, transformou-se em uma das principais ferramentas para dinamizar a economia da cidade, reunindo características propícias para o desenvolvimento de empresas e empreendedores.
O Hub DFactory foi criado em 2017 e é 100% voltado para a temática da indústria 4.0, oferecendo amplo acervo de equipamentos como impressoras 3D, robótica e soluções em IA, que nas mãos de grandes e pequenas empresas, em parceria com empreendedores e universitários, estão posicionando Barcelona como também uma referência mundial no tema.
E como termino este texto aqui em Barcelona e já passa das 21h, é hora de sair para apreciar a gastronomia local, nutrir o corpo e dar combustível aos pensamentos e ideias.
Amanhã é nosso último dia por aqui. Hasta luego!
PARA SABER MAIS:
Restaurante Disfrutar Barcelona: https://www.disfrutarbarcelona.com/
Zona Franca Barcelona: https://zfbarcelona.es/
DFactory: https://www.dfactorybcn.com/
MBI Smart Cities: https://cadastro.sc.senai.br/smarttalks
CONFIRA A COBERTURA COMPLETA:
SIGA NOSSAS REDES