Novo centro de inovação expande mercado de tecnologia em Chapecó

Voce está em :Home-Sociedade-Novo centro de inovação expande mercado de tecnologia em Chapecó

Novo centro de inovação expande mercado de tecnologia em Chapecó

Empreendimento com 15 mil m2, parceria entre Deatec e ACATE, terá espaço para 50 empresas e será inaugurado nesta quarta

Empreendimento com 15 mil m2, parceria entre Deatec e ACATE, terá espaço para 50 empresas e será inaugurado nesta quarta (08). / Foto: Divulgação 


[CHAPECÓ, 06.12.2021]

Redação SC Inova, com informações de ACATE e DEATEC

A região Oeste de Santa Catarina passa a contar nesta semana com mais um espaço para o desenvolvimento de negócios em tecnologia e inovação. O CIAD Downtown, empreendimento com 15 mil m2 e capacidade para receber 50 empresas, será inaugurado na quarta (08) no mesmo modelo de parceria entre o Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) que viabilizou o CIAD, primeiro centro de inovação privado voltado à TI na cidade, inaugurado em novembro de 2020.

Será o maior dos centros vinculados à ACATE no estado (há outros quatro em Florianópolis, além do CIAD), com estrutura que engloba um prédio de 14 andares e outro edifício anexo, com quatro pavimentos, localizados no centro de Chapecó. O local já está ocupado por 15 empresas e contará com dois andares para coworking e outros dois voltados a apartamentos para locação via Airbnb.

“O polo de tecnologia do Oeste de SC hoje reúne cerca de 130 empresas associadas e esse novo Centro vem para atender a essa demanda crescente por inovação e tecnologia na região. Esperamos com o empreendimento ter um crescimento de 30% no número de associadas e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade e região”, afirma Darlan Segalin, presidente da Deatec. 

Recentemente Chapecó passou a fazer parte da Rede MIDITEC, incubadora que auxilia empreendedores a desenvolver negócios inovadores, cuja metodologia está sendo implementada na IncTech. No mês de outubro foram realizados workshops com as startups incubadas. “O Oeste apresenta uma matriz econômica diferenciada e vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, a tecnologia precisa desse movimento pulsante”, reforça Iomani Engelmann, presidente da ACATE.  

Além destas estruturas privadas, Chapecó conta com o Pollen Parque Científico e Tecnológico, inaugurado em agosto deste ano e que integra a rede de Centros de Inovação do governo do Estado, em parceria com a prefeitura local. A gestão do espaço, pelos próximos 20 anos, é da Unochapecó, que sedia o Centro.

LEIA TAMBÉM: