Projeto da centenária empresa do setor integra hub de inovação em saúde do Ágora Tech Park e oferece assistentes virtuais, autoatendimento e sala de telessaúde, entre outras novidades. / Foto: Divulgação Clamed
[JOINVILLE, 02.12.2021]
Redação SC Inova, com informações do Grupo Clamed
A Clamed, varejista catarinense que administra 550 farmácias pelo país (e detém marcas como Drogarias Catarinense, Farmácia Popular, ProFormula e Farmagora), inaugurou neste mês um health center no Ágora Tech Park, em Joinville (SC), com uma série de inovações e soluções tecnológicas ao consumidor. São caixas de autoatendimento, locker para entrega de encomendas, tablets que oferecem interação e informações sobre os produtos, holografias de gôndolas, assistente virtual, sala de tele saúde, entre outras novidades.
A ideia é apresentar o conceito de “farmácia do futuro”, comenta Andrey Bornschein, diretor de inovação da Clamed, em um “espaço de cuidado com a saúde dos clientes nos diversos âmbitos da sua jornada. O desafio é ser uma solução completa para proporcionar saúde e bem-estar”.
A loja conta com diferentes ambientes de interação. Em uma delas, chamada “Sinta e Experimente”, o cliente tem à disposição várias tecnologias para auxiliar a compra, com atendimento via comando de voz para integração físico/virtual. Quem busca atendimento mais personalizado, além do balcão, há também espaço com profissional farmacêutico que dá orientações e tira dúvidas dos usuários, além de uma área com soluções integradas de saúde, como check-ups, testes laboratoriais rápidos e acesso a telessaúde – destinada inicialmente à saúde ocupacional.
O Health Center foi criado para ser um laboratório de testes que possibilita conhecer e analisar o comportamento do consumidor no ambiente de compra. “Projetamos o espaço para que possamos reescrever o conceito de farmácia na vida das pessoas. Aqui será testado um novo modelo de atendimento, uma solução completa de saúde e bem-estar para o consumidor”, detalha Andrey. A empresa também pretende criar novas estratégias de negócios e conectar dados de saúde com outros players do setor, integrando a “jornada de compra” do cliente.
“O modelo de negócio atual das farmácias está super explorado, com concorrência elevada e dificuldade para expansão. Então estamos olhando para os próximos 100 anos da empresa para outros horizontes, como serviços de saúde e bem-estar”, comentou em entrevista ao SC Inova Diego Zagonel, fundador do CLIC, laboratório de inovação do Grupo Clamed.
INICIATIVA REFORÇA HUB DE INOVAÇÃO EM SAÚDE NO PARQUE TECNOLÓGICO
A farmácia-conceito da Clamed integra o Ágora.Health, um hub de inovação em saúde idealizado pelo Ágora Tech Park – maior parque tecnológico do Norte catarinense e que faz parte da Rede Catarinense de Centros de Inovação. Em meados deste ano, foi inaugurada no local a Sadalla.Smart, uma clínica oftalmológica inteligente e conectada, na qual rotinas e processos são otimizados por meio de uso intensivo de tecnologia e equipamentos inéditos no atendimento a pacientes no país. A iniciativa é do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, empresa do Grupo Opty.
No ambiente, os pacientes têm à disposição equipamentos e sistemas para exames como refratores digitais de altíssima definição, softwares integradores, pias que produzem água ozonizada (que elimina bactérias e vírus de superfície) para limpeza da clínica e bebedouros especiais.
“A melhor forma de testar inovações é levá-las diretamente para o usuário final. E por estar no ambiente de um parque tecnológico, estas iniciativas podem gerar muitas outras inovações, pela conexão com o ecossistema que o Ágora proporciona. Desde já, estes projetos antecipam o futuro da saúde e do bem-estar da população”, avalia Emerson Edel, presidente do Instituto Ágora, entidade apoiadora do hub.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES