Startup que nasceu em Porto Alegre e que está em Florianópolis desde 2022 desenvolve solução para aumentar eficiência e assertividade nas decisões de profissionais do mercado imobiliário. / Imagem: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 13.12.2024]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
A Nivu, startup de tecnologia imobiliária com sede em Florianópolis, manteve seu ritmo acelerado de expansão em 2024, registrando um crescimento de mais de 150% em sua receita pelo terceiro ano consecutivo. Fundada em 2019 em Porto Alegre, mas manezinha desde 2022, a proptech vem se consolidando como um player de inteligência artificial e dados para otimizar operações no setor.
Em dezembro, a Nivu apresentou ao mercado uma funcionalidade pioneira: o primeiro parecer inteligente de avaliação de imóveis, desenvolvido com base na inteligência artificial da OpenAI, idealizadora do ChatGPT. O recurso permite que imobiliárias e corretores realizem avaliações rápidas e precisas com poucos cliques, agregando estrutura e agilidade ao processo.
“Essa inovação transforma a forma como o mercado imobiliário avalia imóveis, promovendo maior eficiência e assertividade nas decisões dos profissionais do setor”, destaca Richard Machado, CEO e cofundador da Nivu.
A novidade complementa um ano de outras atualizações na plataforma. Em janeiro, a startup lançou a nova interface do UDATA, sua principal ferramenta de inteligência imobiliária, reforçando seu compromisso em oferecer soluções práticas e de alto impacto para o mercado.
Apesar do ambiente macroeconômico desafiador em 2024, marcado por incertezas e uma alta taxa de juros que limitou a expansão do crédito imobiliário, a Nivu conseguiu superar os obstáculos. Segundo Richard, o desempenho expressivo foi impulsionado pela expansão do time de vendas e pela busca crescente de imobiliárias por soluções tecnológicas que otimizam custos e melhoram a performance.
“A necessidade de eficiência e a digitalização do mercado imobiliário foram fatores-chave para nosso crescimento contínuo, mesmo em um cenário adverso”, afirma.
Outro marco de 2024 foi a participação da Nivu no BRDE Labs SC, programa de inovação promovido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Para 2025, a startup já projeta um novo ciclo de crescimento: além da inauguração de sua nova sede em Florianópolis, a empresa tem como meta atingir um aumento de 200% nas novas assinaturas de sua plataforma.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES