Iniciativa da Fecam pretende unir setor produtivo às demandas públicas de grandes e pequenas cidades do estado a partir do próximo ano. Movimento conta com a adesão de entidades do setor de TI, empreendedorismo e câmaras de negócio da Europa.
[FLORIANÓPOLIS, 21.12.2020]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) lançou na última sexta-feira (18.12), durante encontro virtual, o Colegiado de Desenvolvimento Econômico e Inovação (CODE), que pretende apoiar as cidades do estado nas oportunidades de investimentos, tecnologias e novos negócios.
“Não há desenvolvimento econômico nas cidades sem o envolvimento do poder público”, opina o diretor executivo da Fecam, Dionei Walter da Silva.
O colegiado terá como presidente o empreendedor e representante da Prefeitura de Florianópolis, Piterson Santana; o vice-presidente Celso Oliveira (prefeitura de Gaspar); o 1° Secretário Diego Chierighini (Prefeitura de Palhoça); 2° Secretário Moris Kohl (Prefeitura de Blumenau) e o secretário executivo Carlos da Costa (Economista da Fecam).
Cerca de 60 pessoas participaram do lançamento, entre representantes do setor público, privado e instituições de ensino, como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Sebrae/SC, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Fapesc, CIEE, Fampesc e entidades como o Centro de Inovação Brasil-Europa e a Câmara de Comércio do Brasil em Luxemburgo, que tem base operacional em Florianópolis.
A agenda do Colegiado prevê encontros de inovação e conhecimento nos meses de janeiro, abril, julho e dezembro, com foco na apresentação de boas práticas, programas e projetos do Estado voltados aos setores, cases e experiências internacionais e organização regional.
Para 2021, o Colegiado pretende coordenar a área de desenvolvimento econômico do Congresso de Prefeitos promovido pela FECAM e nove encontros regionais estão programados com o Sebrae/SC para capacitação. “O Colegiado auxiliará o gestor público, os secretários municipais e suas equipes, a conduzirem melhor as ações e contribuir para um Estado cada vez mais empreendedor”, enfatizou Piter.
O Colegiado, vinculado à FECAM, compreende atenção aos 295 municípios catarinenses, com objetivo de oferecer integração entre os gestores públicos, gerar conhecimento sobre políticas públicas, disponibilizar um banco de soluções em ambiente virtual, além de parcerias com instituições ligadas ao desenvolvimento econômico e inovação.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES