Monking investe em IA generativa e inaugura estúdio audiovisual em Florianópolis

Voce está em :Home-Inovadores-Monking investe em IA generativa e inaugura estúdio audiovisual em Florianópolis

Monking investe em IA generativa e inaugura estúdio audiovisual em Florianópolis

Parceria com a startup Treehouz marca criação de laboratório de pesquisa em IA no LinkLab, da ACATE, em Florianópolis

Parceria com a startup Treehouz marca criação de laboratório de pesquisa em IA no LinkLab, da ACATE. / Imagem: Divulgação


[29.07.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A catarinense Monking, empresa de comunicação com foco no setor de inovação, acaba de anunciar a criação de um estúdio audiovisual voltado exclusivamente à inteligência artificial generativa. A iniciativa faz parte de uma parceria estratégica com a Treehouz, startup especializada em criação de conteúdo automatizado, que recebeu um aporte por meio do modelo de marketing for equity. O estúdio será instalado no LinkLab, hub de inovação da ACATE, em Florianópolis, e funcionará como laboratório para desenvolvimento, testes e produção de novos formatos audiovisuais com uso de IA.

Na parceria, a Monking assume participação societária na Treehouz e contribui com sua experiência em marketing e conteúdo para acelerar o crescimento da startup. O laboratório será um espaço para pesquisas aplicadas e criação de projetos com foco em imagem, vídeo, 3D e outras linguagens visuais assistidas por inteligência artificial. “O conteúdo está cada vez mais automatizado, mas isso não significa que precisa ser genérico. Nosso objetivo é usar IA para escalar produção com criatividade e inteligência estratégica”, afirma Eduardo Vieira, CEO da Monking. “Essa parceria nos permite entregar algo que nenhuma agência tradicional oferece hoje.”

O laboratório contará com a participação de dois nomes com atuação relevante no cruzamento entre criatividade e tecnologia. David Benalcázar Chang,COO da metaKosmos, empresa brasileira de experiências imersivas para e-commerce e mídias virais, será responsável pela liderança da área de pesquisa e consultoria estratégica. Já o fotógrafo e artista 3D Jacques Dequeker, com trabalhos publicados em veículos como Vogue, Elle e GQ, usará o espaço como base para o desenvolvimento do DQKER AI Studio. “Dar continuidade a esse trabalho através do laboratório em parceria com a Monking abre portas para testar limites, acelerar processos criativos com IA e transformar ideias em experiências visuais que realmente impactam”, afirma Chang.

O lançamento marca um novo momento na trajetória da Monking, que nasceu em 2016 como produtora e agência de marketing, e hoje atende empresas como Ambev, Natura, iFood, BRF, Zé Delivery e Itaú. Nos últimos anos, a empresa realizou mais de 70 projetos de inovação e registrou crescimento de nove vezes entre 2020 e 2024.

“Esse investimento é um passo natural dentro da nossa visão de inovação para comunicação. Com o novo laboratório, queremos impulsionar o mercado criativo do Brasil para a próxima era”, complementa Eduardo.

Com presença em Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro, a Monking também mantém parcerias com hubs como Cubo Itaú e ACATE. A empresa foi reconhecida em rankings como 100 Open Startups e Startup Awards, além de manter o canal próprio TV Monking, voltado a negócios, marketing e inovação. Agora, com foco ampliado em martech e inteligência artificial, a Monking busca se posicionar como protagonista na transformação do setor de comunicação.