À medida que se implementam tecnologias inovadoras, as fábricas digitais começam a transformar a fabricação de roupas. A manufatura digitaliza sua cadeia de produção e fornecimento acoplando seus esforços ao 5G.
[08.05.2021]
Por Alexandre Adoglio, CMO na Sonica e empreendedor digital.
Escreve semanalmente sobre Cultura Digital para o SC Inova
É inspirador como o constante desenvolvimento da tecnologia está tornando a indústria da moda eficiente e criativa, com processos de fabricação mais refinados, materiais inovadores e ferramentas que permitem possibilidades ilimitadas aos designers. A ascensão do mundo digital abre novas oportunidades, tanto no processo criativo quanto na forma como interagimos e descobrimos a moda, com produtos incríveis nascendo a partir de colaborações interdisciplinares, integrando habilidades de cientistas, engenheiros de computação, fabricantes e designers.
A primeira revolução no setor se deu por meio da fabricação propriamente dita, com equipamentos, ferramentas e soluções que inovam o processo fabril, desde couro sintético que não prejudica animais , machine learning na cadeia de suprimentos, até uma nova tecnologia dos laboratórios Google que entremeia fios condutores para compor tecidos sensíveis ao toque, que podem mudar de cor, formato e utilização de acordo com a vontade de quem usa.
Além disso as tecnologias estão mudando de forma radical a maneira como as pessoas compram, por meio de aplicativos de mídia social, lojas de varejo conectadas em phygital e realidade aumentada, com marcas se adaptando à estas mudanças para fazer com que seus produtos cheguem devidamente posicionadas no online até seus consumidores. Esta criação de uma experiência nova e diferente pode definir um varejista de moda à frente dos demais em um universo fashion que passa a ser super projetado.
5G REVOLUTION
Tecnologia tida como nosso próximo estágio como humanidade conectada, o 5G apresenta possibilidades em praticamente todos os mercados e setores, iniciando uma nova era onde tudo estará conectado ao mesmo tempo e todo lugar. No universo fashion os impactos já se fazem sentir primeiramente na experiência do consumidor, conectando ferramentas on-line do phygital para uma experiência online de compra que agora passa a ter uma nova jornada para dentro dos fabricantes e seus desenvolvedores de produto.
À medida que se implementam tecnologias inovadoras, as fábricas digitais começam a transformar a fabricação de roupas. As principais empresas de manufatura estão digitalizando suas cadeias de produção e fornecimento acoplando seus esforços ao 5G. Dentre a implantação das principais tecnologias temos análise em big data, planejamento em tempo real de ponta a ponta, sistemas autônomos e mão-de-obra por demanda.
Essas tecnologias permitem que as empresas manufaturem produtos altamente customizados, conectando da ponta do consumo até o designer, ganhando eficiência significativa no processo, além de escalar por demanda.
A digitalização está mudando radicalmente a face das fábricas, em um forte movimento inicial principalmente na Europa. Estas fábricas digitais transformam a manufatura ao mesmo tempo que levam toda a indústria para um novo nível de inovação, buscando funcionários com diferentes tipos de qualificação aos usuais, como capacidade analítica de dados e liderança horizontal. De acordo com estudo de 2020 da PWC, 91% das companhias europeias estão investindo em algum nível de fábricas digitais, com expectativa de um retorno do investimento em cinco anos.
IoT: TÁ TUDO CONECTADO
A IoT (Internet das coisas) nada mais é que uma rede de objetos – as “coisas” – que são incorporados com tecnologia para permitir a troca e conexão de dados pela internet. Esta é uma das tendências tecnológicas emergentes mais estimulantes do mercado da moda, que busca melhorias contínuas para refletir as realidades de nossas vidas diárias. De uma grande ênfase no conforto ao uso de tecidos novos e atraentes, a indústria da moda teve que acompanhar o ritmo de adaptação às demandas da vida contemporânea.
Isso foi visto com mais clareza nos empolgantes avanços na tecnologia de vestuário e dispositivos vestíveis, afetando o modo como experimentamos o que nos cerca, interagimos uns com os outros e com o nosso corpo, dando à palavra conforto um significado totalmente novo.
Roupas inteligentes, espaços vestíveis, designs multifuncionais e roupas esportivas responsivas se desenvolveram maciçamente nos últimos anos. À medida que nossas vidas “reais” se tornam cada vez mais misturadas com uma existência virtual, muitos designers têm experimentado e forçado os limites do que significa wearability (vestibilidade).
Uma das formas de se conectar a este novo cenário é a rastreabilidade dos produtos desenvolvidos sob esta ótica. Através da tecnologia NFC (Comunicação por Campo de Proximidade) pode-se trocar de dados online de forma segura entre uma infinidade de dispositivos, do tag ao tablet, notebook, PC e smartphone. O chip NFC permite o pagamento sem fio, a oferta de dados adicionais sobre os materiais usados na confecção dos materiais utilizados na elaboração de tecido, suas instruções de cuidados, ou outros detalhes de qualquer.
Uma das iniciativas explorada pela Eu Mostro, startup de Florianópolis que apresenta uma plataforma de transparência ESG (Environmental, Social and Governance) para conectar as informações de marcas aos consumidores. Empregando tecnologias diversas, com protocolo blockchain e possibilidade de NFT, a empresa disponibiliza um ambiente seguro e confiável onde os fabricantes podem concentrar suas informações de produto, iniciativas de responsabilidade sócio-ambiental e rastreabilidade, agregando valor ao posicionamento de marcas dos seus clientes.
O AGORA
Conhecida pelo seu enérgico, a Red Bull ganhou espaço através de merchandising diversos com sua marca, patrocinando esportes de aventura como principal esforço. Dentre estes, lançou uma série de marcas voltadas ao mercado da moda, conceituando produtos para o consumidor da velocidade, do futebol e da aviação.
Uma destas marcas é Alphatauri, que oferece tecnologias de moda inovadoras integradas com estilos de alta qualidade e design exclusivo. A marca combina inovações têxteis, design com propósito e materiais premium. Este nível de tecnologia de ponta, combinado com silhuetas de moda aspiracionais e um laboratório remoto próprio de desenvolvimento, produziu peças como parkas que regulam a temperatura corporal até lã repelente de água, tudo baseado nas necessidades captadas pelos consumidores durante os circuitos promovidos pelo laboratório remoto.
O vestir será, com certeza, uma nova etapa da nossa conectividade, pois em pouco tempo seremos nós mesmos um aplicativo móvel conectado.
Tecnologias já em voga: ao tentar encontrar a casa de um amigo você sentirá uma vibração na manga direita de sua camisa para indicar que deve virar. Um assistente digital pessoal embutido em sua lente de contato mostrará seus compromissos em uma tela em miniatura no seu olho. Seus sapatos vão medir a distância que você anda – enquanto recarregam seus dispositivos vestíveis.
Logo mais os wearables, dispositivos online vestíveis, serão mais elegantes e menores do que as versões de hoje porque precisarão de menos poder de processamento de dados internamente, pois se beneficiarão desta nova tecnologia que começa no 5G, devido a capacidade de maior tráfego em nuvem.
Em essência, o 5G transforma as pessoas e os sensores que elas usam em uma personificação da Internet das coisas, levando os fabricantes a criar padrões técnicos, melhores designs de produtos e baterias que durem mais. A despeito da coleta de dados e direito à privacidade, fato é que sua roupa logo mais estará conectando você à rede online, no momento através de relógios inteligentes, óculos com telas smart, e uma nova palmilha da Adidas que mede o número de chutes e a quantidade de corridas que jogadores de futebol reais fazem e os premia com “pontos virtuais” por essa atividade física no game FIFA da EA Sports.
Muito mais do que conectividade, a integração moda e digital nos levará a novas possibilidades no design, comportamento e relacionamentos.
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