Iniciativa do Joinvalle traz uma trilha gratuita e online de conteúdos, metodologias e ferramentas de gestão. Lançamento será nesta segunda, 29.06. / Foto: Max Schwoelk
[JOINVILLE, 24.06.2020]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 interrompeu a retomada de uma série de projetos no ecossistema de novos negócios, entre eles a Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (JEDI). Iniciativa do Joinvalle para ampliar o volume de empresas inovadoras no Norte catarinense, a Jornada ajudou a capacitar 250 empreendedores e aprovar 19 novas startups em Joinville ao longo de quatro edições em 2019.
Enquanto as condições de saúde pública impedem a realização de eventos presenciais, a alternativa está na adaptação para programas online, como o Mindset JEDI, uma versão digital e gratuita da Jornada iniciada no ano passado que o Joinvalle apresenta nesta segunda-feira (29.06), em live no YouTube da entidade. O debate inicial contará com a presença de Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, José Rizzo, CEO e fundador da Pollux Automação e Vinicius Roveda, CEO e cofundador da ContaAzul.
O Mindset JEDI é um programa de desenvolvimento e capacitação voltado tanto para empreendedores quanto para profissionais do mercado que buscam novas metodologias ou que pretendem criar um negócio próprio. A programação envolve uma trilha de 21 módulos, com temas como habilidades empreendedoras, soft skills e ferramentas de gestão, em encontros semanais ao vivo – todas as terças e quintas, às 19h. A programação encerra no dia 08 de setembro.
As inscrições para o programa Mindset JEDI são gratuitas e podem ser feitas neste link.
“O JEDI teve resultados muito positivos em 2019, ajudou a criar novos negócios, startups e a fomentar o ecossistema. Aproveitamos este momento de pausa com a pandemia para refletir sobre como manter iniciativas como essa e criamos um programa voltado para ajudar na capacitação e na mudança de mentalidade de empreendedores, profissionais de mercado e até mesmo das pessoas que perderam o emprego em função da crise”, resume Fabiano Dell’Agnolo, diretor executivo da Secretaria de Planejamento Urbano e Sustentável (SEPUD) e presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação (COMCITI).
Entre os temas que serão apresentados por 18 empreendedores, especialistas e profissionais do mercado de inovação e negócios, estão: liderança, pensamento crítico, criatividade, modelos de negócio, inteligência emocional, solução de problemas complexos, ideação e validação de protótipos, cenários e novo consumidor, planejamento e gestão financeira, modelo societário e abertura de empresas, posicionamento digital, branding voltado a vendas, entre outros.
Segundo Fabiano, a perspectiva é que as ações presenciais do JEDI possam ser retomadas após a conclusão do programa online, em setembro, com a realização de uma edição com tema livre. Para ele, a importância do programa é manter ativos os projetos de apoio a novos empreendedores neste período de isolamento social.
“Mesmo durante a pandemia, tivemos um exemplo muito importante em Joinville sobre a atuação conjunta de um ecossistema, quando surgiu um desafio na área de saúde. Unimos esforços para buscar recursos e desenvolver, em tempo recorde e por meio de uma startup local, um aplicativo doado ao poder público para fazer a gestão de saúde no município, fornecendo informações à população por whatsapp e auxiliando também os profissionais que estão no atendimento” – o SC Inova contou esta história aqui, no início de abril.
A lista completa de módulos e mentores do Mindset JEDI está disponível aqui.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES