Maratona tech em Joinville ensina programação para 52 crianças do Ensino Fundamental

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Maratona tech em Joinville ensina programação para 52 crianças do Ensino Fundamental

Projeto reúne alunos de diversas escolas municipais da cidade para desenvolver um jogo com ferramenta de programação visual.

Projeto <Lab_Code> reúne no próximo sábado, 26.11, no Ágora Tech Park, alunos de diversas escolas municipais da cidade para desenvolver um jogo com ferramenta de programação visual. Ao todo, mais de 400 jovens participam da iniciativa pública. / Foto: Divulgação


[JOINVILLE, 23.11.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Joinville, o <Lab_Code>, está envolvendo 407 alunos do Ensino Fundamental da cidade para desenvolver habilidades lógicas e estimular o estudo de linguagens de programação – uma forma de atrair jovens a um mercado com muitas oportunidades de trabalho e um  gap cada vez maior de talentos. No próximo sábado, 26.11, 52 alunos do projeto participam de uma maratona interescolar dentro do auditório do Ágora Tech Park para desenvolver  jogo feito com programação visual, utilizando a plataforma Scratch.

O evento é um dos passos que acontecem ao longo dos quatro anos de curso, oferecido pela Secretaria de Educação para estudantes que estão do 6° ao 9° ano da rede pública de ensino. Ao todo, 13 escolas públicas estão contempladas pelo programa, e os alunos saem do projeto com um certificado de participação.

Coordenadora de mídias e tecnologias educacionais, Camilla Siedschlag Axt é responsável pela organização do <Lab_Code> e conta que a programação é um modo de aprender a se comunicar e expressar ideias. Assim como a escrita, programar é um jeito de organizar informações, mas em um formato diferente.

“O aluno de programação desenvolve o raciocínio lógico, capacidade de abstração, resolução de problemas, trabalho em equipe, tomada de decisões, criatividade, entre outras competências”, conta. “Queremos que esses alunos sejam transformados de consumidores para produtores de novas tecnologias, pois ensinar linguagens de programação é uma habilidade fundamental para ter uma compreensão mais profunda de como a tecnologia funciona”. 

A iniciativa recebe apoio de movimentos de incentivo à inovação em Joinville, como o Join.Valle, que vê na iniciativa um modo de apresentar a programação como possibilidade, inclusive, de trabalho, e ampliar a visão de mundo das crianças. Outros apoiadores são: ArcelorMittal, Impulso Produções, Sicoob, Leonora Ventures e Univille.  Na organização do projeto também estão o Ágora Tech Park e o FABLAB Joinville. 

A oferta inicial para o projeto, que começou em 2022, é para 13 escolas de Joinville, sendo que cada uma delas possui duas turmas: uma no matutino e outra no vespertino.  “No longo prazo, queremos ampliar a oferta desse projeto para todas as escolas do município que tenham ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, teremos alunos que compreendem como a tecnologia funciona e de que forma ela molda o mundo, desenvolve habilidades essenciais e necessárias para as carreiras do século 21”, detalha Camilla. 

COMO O <LAB_CODE> ENSINA OS JOVENS:

O projeto é desenvolvido em 4 anos. No primeiro, a matriz curricular abrange a alfabetização digital, construção do pensamento lógico, introdução à linguagem de programação e a criação de jogos usando a plataforma Scratch. No segundo, os conteúdos estão voltados para a programação com a linguagem do Arduino/Micro Bit. Como encerramento do ano dois, os alunos devem desenvolver um projeto criativo com funções específicas (motor, sensor, movimento e led).

Em seguida, os alunos estudam java, javascript, html e, como encerramento, desenvolvem um projeto de criação de aplicativo. Por fim, no quarto ano, os estudos abordam a linguagem de programação Python, e o fechamento é um projeto que deve envolver a resolução de um problema real da escola, utilizando todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.