Laboratório de hardware adapta soluções de startups para apoiar combate à Covid-19

Voce está em :Home-Covid-19, Inovadores-Laboratório de hardware adapta soluções de startups para apoiar combate à Covid-19

Laboratório de hardware adapta soluções de startups para apoiar combate à Covid-19

Sete empresas inovadoras que estão em desenvolvimento na Hards, aceleradora voltada a projetos de hardware com sede em Florianópolis, já estão levando seus protótipos e soluções para o mercado nacional.

Sete empresas inovadoras que estão em desenvolvimento na Hards, aceleradora voltada a projetos de hardware com sede em Florianópolis, já estão levando seus protótipos e soluções para o mercado nacional. Foto: Divulgação Hards.


[FLORIANÓPOLIS, 30.04.2020]
Por Fabrício Rodrigues, editor – scinova@scinova.com.br 

Quando a primeira aceleradora voltada a projetos de hardware do país, a catarinense Hards, iniciou suas atividades, no final de 2019, sequer havia sinal do vírus que ganhou escala global e provocou a maior crise econômica e social desde a Segunda Guerra Mundial.

E enquanto as primeiras startups selecionadas pela Hards começaram a desenvolver em Florianópolis soluções para a indústria, setor logístico e agricultura, entre outras áreas, a pandemia chegou ao país e paralisou boa parte da economia – e dos projetos voltados à inovação. 

Coincidência ou não, o fato é que as sete startups instaladas no Instituto da Indústria, no Sapiens Parque, estavam criando tecnologias que, de uma forma ou outra, podiam ajudar no combate à Covid-19 e também a manter alguns negócios em funcionamento com segurança.  

“No meio de toda essa crise, tivemos que nos adaptar ao novo modo de vida e criar alternativas para combater a pandemia. Algumas das startups que estão sendo aceleradas aqui já tinham soluções sendo implementadas no mercado, outras adaptaram seus produtos e geraram alternativas inovadoras para suprir a necessidades que surgiram”, comenta Marcos Buson, CEO da Hards, que é uma spin-off da Fundação CERTI, da gestora de capital de risco CVentures e da aceleradora Darwin Startups, criada em 2015.

Entre os projetos que estão saindo do laboratório-fábrica – que conta com máquinas para prototipagem de peças-piloto e testes – estão tecnologias para transporte de medicamentos, sensores para rastreabilidade de materiais, máscaras de proteção, sistemas de monitoramento ambiental e agricultura urbana, entre outros. 

Mentoria para as empresas aceleradas na Hards, com sede em Florianópolis. Foto: Fabrício Rodrigues, SC Inova.

Além do apoio financeiro que as startups receberam ao serem selecionadas (até R$ 300 mil por empresa, por meio de fundo bancado por mais de 20 investidores-anjo e corporações), há mentorias sobre modelo de negócio e comercialização, além de apoio para inscrição em editais de fomento para a indústria e benefícios fiscais. Segundo Buson, “tem startup aqui que submeteu 21 editais neste tempo de aceleração”. 

Toda a produção está sendo mantida seguindo o protocolo estabelecido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina com relação ao distanciamento de pessoas e à higienização, como agendamento dos laboratórios para uso individual, por exemplo. 

Conheça o que cada startup está desenvolvendo na aceleradora:   

TRANSPORTE DE MEDICAMENTOS
A tecnologia de software e hardware para automação de máquinas de transportes da Brisa está sendo adaptada para automatizar o transporte de medicamentos dentro dos hospitais, para que profissionais de saúde possam diminuir a exposição à Covid-19.

RASTREABILIDADE
A ConnectData instala sensores de IoT para uma rastreabilidade total de ativos para acompanhamento remoto. Coleta dados desde o canteiro de obras até o chão de fábrica sem a necessidade de exposição dos colaboradores no local, mantendo um monitoramento em tempo real de custos e melhorando a produtividade. 

MÁSCARAS DE PROTEÇÃO
A linha de máquinas de corte a laser de pequeno porte propiciam autonomia para produção de máscaras de proteção, principalmente no material PETG de 0.5mm, que de acordo com a normativa emergencial RDC 356/2020 da Anvisa auxiliam para evitar o contágio da Covid-19 dos profissionais que estão trabalhando na linha de frente. A Due Laser também está aproveitando sua estrutura fabril para produzir mais de 4 mil máscaras de proteção para instituições da saúde da região 

QUARENTENA VERDE
A Favo Tecnologia está realizando uma campanha chamada Quarentena Verde, na qual reúne o conhecimento em agricultura urbana para disponibilizar conteúdos exclusivos e gratuitos, além de uma curadoria para quem quer começar uma horta em casa. Além disso, elaborou kits especiais pra quem plantar no ambiente doméstico.

MONITORAMENTO AMBIENTAL
A H2Metric realiza monitoramento ambiental por meio do uso de sensores, evitando que técnicos necessitem ir no ambiente coletar amostras de solo e corram risco de exposição ao novo coronavírus.

ARMÁRIOS INTELIGENTES
A HandOver é responsável pela criação de uma plataforma de armários inteligentes para logística. Neste período, está fornecendo acesso gratuito ao algoritmo de otimização de rotas com armários inteligentes, que possibilitam entregas sem contato físico. 

TRANSPORTES REFRIGERADOS
Com a tecnologia de monitoramento e atuação remota em transportes refrigerados, a Neokohm atua no controle da temperatura de amostras sendo transportadas para laboratórios de testes, além de no momento necessário cuidar do transporte refrigerado de vacinas e medicamentos. 

LEIA TAMBÉM: