Joinvalle: inscrições abertas para prêmio de inovação e programa de desenvolvimento de startups

Voce está em :Home-Joinville, Sociedade-Joinvalle: inscrições abertas para prêmio de inovação e programa de desenvolvimento de startups

Joinvalle: inscrições abertas para prêmio de inovação e programa de desenvolvimento de startups

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do JEDI em 2020, que busca soluções para comércio, serviço e trade marketing.

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do JEDI em 2020, que busca soluções para comércio, serviço e trade marketing – um dos objetivos neste ano é fortalecer a formação de novos empreendedores na região. Também já é possível inscrever projetos para o Prêmio Inovação 2020. / Foto: Max Schwoelk


[JOINVILLE, 26.02.2020]
Redação SC Inova / scinova@scinova.com.br 

Foi dada a largada para novos eventos de inovação, prêmios e programas de capacitação em Joinville em 2020. Nesta semana, abriram as inscrições para a primeira edição da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (JEDI) do ano, que acontece de 09 a 31 de maio. O foco dos projetos desta vez será a criação de soluções inovadoras para as áreas de comércio, serviços e trade marketing

No ano passado, foram realizadas quatro edições temáticas do programa, apoiando novos empreendedores a desenvolver soluções para “dores” da indústria, setor de saúde, educação, logística e mobilidade. “2019 foi um ano de testes e de aprimoramento deste programa. Boa parte dos negócios que surgiram são focados no mercado corporativo (B2B), e a validação é mais complexa. A proposta do JEDI é ser mais intenso neste ano, com foco em resultados”, explica Fabiano Agnolo, presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti) de Joinville e também diretor executivo da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento (Sepud).  

Para os empreendedores interessados em se inscrever no JEDI, há algumas novidades  neste ano: serão três finais de semana de programa, sendo que o primeiro (09 de maio) será um sábado de imersão em consolidação das equipes, estudo de dores e problemas daquele mercado e workshops definindo escopo de atuação e métricas.

No sábado e domingo seguintes, os participantes vão trabalhar em quatro pilares: cliente e mercado; proposta de valor da solução; desenvolvimento do protótipo (MVP) e modelo de negócio. Até o final de semana de encerramento, 14 dias depois desta segunda etapa, acontecem workshops de “finalização” dos projetos e os pitches de apresentação para os jurados.

NOVIDADES 2020: MAIOR CONEXÃO COM INCUBADORAS

Uma das metas é fortalecer o ciclo de incubação das startups geradas no JEDI no período posterior o evento. “São seis meses decisivos para estes negócios. Se a jornada não for validada ao longo deste período, a iniciativa não vai adiante”, ressalta. 

Criado para estimular a geração de startups na região, o JEDI ajudou a elevar o número total de novos negócios inovadores em Joinville (foram 35 em 2019, ante pouco mais de 20 nos anos anteriores), mas os números ainda estão aquém do potencial da cidade, que é a maior economia de Santa Catarina.

“Os dois maiores ciclos de demanda para as incubadoras é logo após os Startup Weekends e o JEDI. Para o ecossistema é excelente, pois promove a criação de novas equipes. Mas ainda faltam startups para as demandas do mercado local”, avalia Pedro Shioga, coordenador de programas de inovação na Prefeitura de Joinville. 

Ele destaca o crescimento do interesse de grandes empresas pela conexão com startups e novos empreendedores, mas aponta que é preciso criar mais negócios “dentro de casa” para que estas iniciativas não precisem depender de outros ecossistemas. Outro ponto relevante é que, como a cidade tem grandes indústrias, muitos potenciais empreendedores acabam preferindo seguir carreira técnica ou executiva

Em abril deste ano, será lançado um mapeamento detalhado das startups de Joinville, apontando não apenas o volume de empresas inovadoras mas também nível de faturamento, total de funcionários, como surgiu (programa de desenvolvimento, spin-off, iniciativa independente etc.), áreas de atuação, entre outros dados. “Os números que estão disponíveis hoje, em diferentes fontes, estão aquém da realidade de mercado”, argumenta Fabiano, da Sepud. 

A Softville, primeira incubadora da cidade, que completa 25 anos em 2020, está criando um planejamento para atração de mantenedores com foco na conexão com o mercado (empresas) e academia. 

Parceria leva eventos da incubadora Softville ao Ágora Tech Park em 2020. / Foto: Divulgação Softville

Em dezembro passado, uma parceria com o Ágora Tech Park formalizou que os eventos da Softville passariam a acontecer no Centro de Inovação de Joinville, que completa um ano de atividade no mês de março – o primeiro deles foi o meetup de vendas (foto).

“Notamos que há uma dificuldade para formar times aqui na cidade. Aparecem poucos, e mesmo estes precisam de apoio para se estruturar e criarem startups que sejam sustentáveis. O que queremos fortalecer é a formação de novos empreendedores, ajudando nos primeiros passos. Assim seremos um elo entre esse público, o mercado local e as universidades”, reforça Shioga.

PRÊMIO INOVAÇÃO 2020 COM INSCRIÇÕES ATÉ JULHO

Quem desenvolveu iniciativas inovadoras no ano passado nas regiões Norte ou Nordeste de Santa Catarina também pode se inscrever para o Prêmio de Inovação 2020, que tem edital aberto até o dia 15 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo site http://comciti.com.br/2020/ e o contato para outras informações é o e-mail sepud.uds@joinville.sc.gov.br

Na edição 2020, os inscritos deverão submeter projetos em tema livre. A organização é do Comciti e os vencedores serão conhecidos durante a nona edição do ExpoInovação, que acontece na primeira semana de setembro

Conteúdo produzido para