Dos 273 funcionários da scale-up, 81 foram dispensados em função de “efeitos devastadores” da pandemia em clientes da empresa. Anúncio foi feito em rede social pelo CEO e cofundador André Krummenauer.
[FLORIANÓPOLIS, 24.07.2020]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
A Involves, scale-up de Florianópolis que se tornou uma referência do ecossistema de novas empresas de tecnologia da região ao longo dos últimos 10 anos, cortou nesta semana mais de 30% de sua equipe em função do impacto econômico causado pela pandemia: dos 273 colaboradores, 81 foram demitidos. O anúncio foi feito nesta quinta (23.07) pelo CEO e cofundador André Krummenauer, em detalhado post no LinkedIn.
Os desligamentos ocorreram em diversas áreas, mas as mais afetadas foram Desenvolvimento (15), Marketing (13), Customer Success (11), Comercial (9), Design (9) e Suporte (7). Para outras empresas que tiverem interesse em contratar os profissionais que foram dispensados, a Involves criou um e-mail (recoloca@involves.com) para apoiar nas indicações.
“Em pouco mais de quatro meses”, escreveu André na rede social, “testemunhamos efeitos devastadores em operações de clientes no varejo. Acompanhamos casos de perdas de receita superiores a 95% e também muitos casos de falência. Grandes indústrias, referências nos seus segmentos – como o calçadista, por exemplo – precisaram reduzir drasticamente suas operações para garantir sua sobrevivência”.
A empresa desenvolve software para apoiar profissionais da indústria que atuam no ponto de venda e sofreu as consequências “em cascata”, com perda de clientes e redução de receita: “sabíamos que o ponto de venda seria um dos primeiros focos de investimento da indústria assim que a crise sanitária começasse a melhorar, pois é fundamental para a retomada de suas vendas. Mas essa retomada sequer começou“, escreveu o CEO.
DOWNSIZING IMPACTA TRAJETÓRIA DE CRESCIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO
A empresa desenvolve software para apoiar profissionais da indústria que atuam no ponto de venda, e sofreu as consequências “em cascata”, com perda de clientes e redução de receita. Desde o início da pandemia, a Involves tinha traçado um plano de ação e, mesmo sem saber até quando iria a quarentena, já previa um crescimento zero em 2020 – no ano passado, expandiu quase 50%, com um faturamento de R$ 40 milhões. Mas a partir de junho, o cenário piorou significativamente, o que forçou o downsizing anunciado nesta semana.
Este impacto é um duro golpe na trajetória da Involves, que se notabilizou por ter crescido de forma orgânica, sem investimento externo (bootstrapped) até o final de 2019, quando recebeu um aporte de R$ 23,5 milhões do fundo Bridge One para apoiar o projeto de expansão na América Latina, que ia de vento em popa.
“Parece paradoxal realizar um movimento de downsizing apenas 8 meses após receber um aporte financeiro, mas a grande verdade é que sem isso não teríamos o fôlego para pensar em alternativas, como tivemos até aqui”, comentou André no comunicado.
Outras empresas de tecnologia que vinham em crescimento acelerado nos últimos anos também enfrentaram um quadro de demissões desde o início da pandemia (caso da Movidesk e a ContaAzul, como o SC Inova noticiou em abril).
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES