Para expandir internacionalização, Involves capta investimento de R$ 23,5 milhões

Voce está em :Home-Negócios-Para expandir internacionalização, Involves capta investimento de R$ 23,5 milhões

Para expandir internacionalização, Involves capta investimento de R$ 23,5 milhões

Recursos são da Bridge One Investimentos e vão reforçar atuação da desenvolvedora de software para trade marketing nos mercados de México e Colômbia.

Recursos são da Bridge One Investimentos e vão reforçar atuação da desenvolvedora de software para trade marketing nos mercados de México e Colômbia. Foto: Divulgação

[FLORIANÓPOLIS, 04.02.2020]
Redação SC Inova / scinova@scinova.com.br 

Após 12 anos de bootstrapping (uso de capital próprio para crescimento da empresa), a manezinha Involves – desenvolvedora de software para gestão de trade marketing – anunciou nesta terça-feira (04.02) a captação da primeira rodada de investimento externo, num total de R$ 23,5 milhões, com recursos do fundo Bridge One Investimentos, com sede em São Paulo. 

Os recursos serão utilizados para reforçar a estratégia de internacionalização da empresa – especialmente nos mercados de México e Colômbia, segundo matéria publicada na PEGN online. A operação de captação teve o assessoramento da LKC Capital, consultoria de fusões e aquisições com sede em Blumenau. 

Ao longo dos últimos anos, a empresa fundada por integrantes de duas bandas de rock de Florianópolis [atualmente são cinco sócios cofounders: André Krummenauer, Pedro Galoppini, Leonardo Coelho, Guilherme Coan e Gabriel Menezes], viveu um ciclo de crescimento exponencial, passando de um faturamento de R$ 2,1 milhões em 2014 para cerca de R$ 40 milhões em 2018. Nesse período, surgiram também outras iniciativas como uma plataforma de informações sobre tendências de mercado e um evento anual que, em 2019, reuniu cerca de 1,7 mil clientes, parceiros e profissionais do setor em São Paulo. Hoje a empresa atende grandes companhias como Motorola, L’Oreal e Unilever, entre outras 900 marcas  – cerca de 60 mil promotores de vendas utilizam diariamente o software da Involves.

Mas a grande aposta para expansão foi justamente o avanço na América Latina. No ano passado, disse ao SC Inova o cofundador e diretor de Produto Pedro Galloppini, “abrimos um escritório no México, onde temos quatro colaboradores, dois mexicanos e dois brasileiros. A ideia é chegarmos até umas 20 pessoas [em 2020], além de criar uma base também na Colômbia, e esses dois países serão a base de nossa expansão”. Há pelo menos seis anos, a scale-up atua no mercado externo: o primeiro projeto foi na Argentina, auxiliando promotores nos pontos de venda da Motorola, depois levado para outros países. 

Antes da chegada do fundo de venture capital, a Involves havia captado uma linha de financiamento junto ao BRDE para apoiar projetos de desenvolvimento de software e ampliação de mercado. Em dezembro de 2018, em exclusiva ao SC Inova, o CEO e cofundador André Krummenauer já antecipava a estratégia de captação externa: 

“O caminho natural das startups é buscar um fundo de investimento. Até hoje nós operamos no azul, com fluxo de caixa positivo, mas entendemos que era preciso acelerar um pouco alguns projetos por necessidade de mercado. Decidimos então atrelar as estratégias: primeiro buscar uma linha de financiamento e, em um segundo momento, por um fundo de venture capital“.

Com o aporte externo, o primeiro ciclo de desenvolvimento da Involves agora foi concluído.