Scale-up de Florianópolis que desenvolve software para trade marketing dispensou cerca de 80 colaboradores em função do alto custo de capital para manter estratégia de crescimento. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 12.07.2022]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
A crise no mercado financeiro, que provocou uma onda de demissões em empresas de tecnologia ancoradas em estratégias de alto crescimento, impactou também uma importante empresa do ecossistema tech de Santa Catarina. A Involves, que desenvolve software para o setor de trade marketing e tem grandes clientes do varejo e indústria como clientes, anunciou nesta semana uma redução de 18% do quadro de funcionários – algo em torno de 80 pessoas, considerando os dados publicados no perfil da empresa no LinkedIn.
Em comunicado, o CEO e cofundador André Krummenauer afirmou que “ninguém esperava que o mercado financeiro teria tamanha reviravolta. O custo de capital para mantermos esta estratégia tornou-se insustentável”, o que tornou inevitável os layoffs – algo que já tinha ocorrido em unicórnios fartamente alavancados por mega aportes, como Ebanx, Loft, QuintoAndar, entre outras.
A Involves, contudo, não tem um histórico de grandes rodadas. Pelo contrário: durante 10 anos, cresceu com capital próprio até receber, no início de 2020, um investimento de R$ 23,5 milhões do fundo Bridge One para apoiar o projeto de expansão na América Latina, que ia de vento em popa naquele momento.
“Permanecemos no modo bootstrap, preservando eficiência em função da pandemia. Em 2021, crescemos na proporção que se espera para uma empresa do nosso tamanho e ainda geramos caixa”, lembrou André no comunicado.
No segundo semestre de 2021, a empresa planejou a expansão para os próximos anos a partir do capital recebido antes da pandemia e já prevendo uma nova rodada de investimentos. Em abril passado, refizeram os planos em função do cenário macroeconômico externo, que fechou muitas torneiras para o capital de risco. “Ainda que estejamos crescendo em receita em um ritmo muito bom, não seria viável mantermos a estratégia de caixa atual e não tivemos outra saída”, refletiu o CEO.
A empresa estendeu os benefícios para os profissionais dispensados e afirma que irá ajudá-los na recolocação ao mercado – as empresas interessadas podem escrever para o e-mail recoloca@involves.com. A Involves mantém um quadro de 300 colaboradores e preservou as equipes de atendimento e produto, “para que clientes e parceiros não sintam os impactos”.
SIGA NOSSAS REDES