Intelbras entra no mercado de mobilidade elétrica

Voce está em :Home-Cidades Inteligentes, Inovadores-Intelbras entra no mercado de mobilidade elétrica

Intelbras entra no mercado de mobilidade elétrica

Empresa catarinense apresentou nesta quarta, em evento na Grande Florianópolis, nova linha de carregadores para veículos elétricos.

Empresa catarinense apresentou nesta quarta, em evento na Grande Florianópolis, nova linha de carregadores para veículos elétricos. “Mercado brasileiro é muito promissor”, avalia a diretora da unidade de Energia, Maria Helena Garcia. / Imagem: Divulgação (Intelbras)


[SÃO JOSÉ, 15.02.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A Intelbras (INTB3), empresa de tecnologia fundada há 46 anos em Santa Catarina, apresentou nesta quarta-feira (14), em evento para imprensa e convidados, no Hard Rock Live, em São José, sua primeira linha de produtos para mobilidade elétrica. São carregadores para veículos elétricos  compatíveis com os principais modelos do mercado brasileiro: Home (7,4 kw), portátil Mini (3 kw), City (de 11 kw e de 7,4 kw) e Business (7,4 kw e 22 kw). O portfólio atende  tanto o consumidor final quanto clientes corporativos. 

As estações de recarga também são integráveis com um software proprietário da Intelbras que faz a tarifação, rateio de despesas, criação de grupos de usuários e limitação de potência por estação de carregamento, por meio da plataforma de gestão da estação de recarga.

Segundo a diretora da unidade de Energia da Intelbras, Maria Helena Garcia, a entrada da companhia nesse mercado vai impulsionar a rede de infraestrutura de recarga de veículos elétricos no Brasil. “O mercado brasileiro de veículos elétricos é muito promissor, mas ainda precisa de uma infraestrutura que consiga suprir a demanda da população, para utilização do produto em casas, condomínios, estacionamentos e no próprio setor público”. 

Levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostra que foram emplacados mais de 49 mil veículos eletrificados no país durante o ano passado, um crescimento de 41% nas vendas, em comparação com 2021. Com esse resultado, a frota circulante de veículos eletrificados no país é de 130.000 unidades, entre automóveis híbridos e híbridos plug-in e totalmente elétricos.

LEIA OUTRAS MATÉRIAS DO SC INOVA SOBRE MOBILIDADE ELÉTRICA

“Comercializar carregadores veiculares é uma forma de auxiliar nas políticas de descarbonização, que visam reduzir as emissões de carbono através de energias renováveis. Além disso, as soluções vão estimular o uso de veículos elétricos pela população nos próximos anos – assim como fazemos com nossa presença no mercado de energia solar”, explica Maria Helena.

O mais recente balanço publicado pela Intelbras, referente ao terceiro trimestre de 2022, mostra que a receita operacional líquida cresceu 49,2% no período (somando R$ 1,12 bilhão) em relação ao 3T de 2021. O lucro líquido, de R$ 122,6 milhões, foi 26,8% superior ao ano anterior.

Ainda em relação a novas tecnologias, a empresa anunciou em janeiro deste ano a instalação de uma rede privada 5G Standalone no laboratório de testes localizado na sede da companhia, em São José (SC). A rede está prevista para começar a funcionar ainda no primeiro trimestre de 2023 e o objetivo é auxiliar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. O projeto conta com a participação da Logicalis, Qualcomm Technologies, Inc, Microsoft, e Telecom Infra Project.

LEIA TAMBÉM: