Empresa catarinense apresentou nesta quarta, em evento na Grande Florianópolis, nova linha de carregadores para veículos elétricos. “Mercado brasileiro é muito promissor”, avalia a diretora da unidade de Energia, Maria Helena Garcia. / Imagem: Divulgação (Intelbras)
[SÃO JOSÉ, 15.02.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A Intelbras (INTB3), empresa de tecnologia fundada há 46 anos em Santa Catarina, apresentou nesta quarta-feira (14), em evento para imprensa e convidados, no Hard Rock Live, em São José, sua primeira linha de produtos para mobilidade elétrica. São carregadores para veículos elétricos compatíveis com os principais modelos do mercado brasileiro: Home (7,4 kw), portátil Mini (3 kw), City (de 11 kw e de 7,4 kw) e Business (7,4 kw e 22 kw). O portfólio atende tanto o consumidor final quanto clientes corporativos.
As estações de recarga também são integráveis com um software proprietário da Intelbras que faz a tarifação, rateio de despesas, criação de grupos de usuários e limitação de potência por estação de carregamento, por meio da plataforma de gestão da estação de recarga.
Segundo a diretora da unidade de Energia da Intelbras, Maria Helena Garcia, a entrada da companhia nesse mercado vai impulsionar a rede de infraestrutura de recarga de veículos elétricos no Brasil. “O mercado brasileiro de veículos elétricos é muito promissor, mas ainda precisa de uma infraestrutura que consiga suprir a demanda da população, para utilização do produto em casas, condomínios, estacionamentos e no próprio setor público”.
Levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostra que foram emplacados mais de 49 mil veículos eletrificados no país durante o ano passado, um crescimento de 41% nas vendas, em comparação com 2021. Com esse resultado, a frota circulante de veículos eletrificados no país é de 130.000 unidades, entre automóveis híbridos e híbridos plug-in e totalmente elétricos.
LEIA OUTRAS MATÉRIAS DO SC INOVA SOBRE MOBILIDADE ELÉTRICA
“Comercializar carregadores veiculares é uma forma de auxiliar nas políticas de descarbonização, que visam reduzir as emissões de carbono através de energias renováveis. Além disso, as soluções vão estimular o uso de veículos elétricos pela população nos próximos anos – assim como fazemos com nossa presença no mercado de energia solar”, explica Maria Helena.
O mais recente balanço publicado pela Intelbras, referente ao terceiro trimestre de 2022, mostra que a receita operacional líquida cresceu 49,2% no período (somando R$ 1,12 bilhão) em relação ao 3T de 2021. O lucro líquido, de R$ 122,6 milhões, foi 26,8% superior ao ano anterior.
Ainda em relação a novas tecnologias, a empresa anunciou em janeiro deste ano a instalação de uma rede privada 5G Standalone no laboratório de testes localizado na sede da companhia, em São José (SC). A rede está prevista para começar a funcionar ainda no primeiro trimestre de 2023 e o objetivo é auxiliar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. O projeto conta com a participação da Logicalis, Qualcomm Technologies, Inc, Microsoft, e Telecom Infra Project.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES