→ Certi e Fiesc inauguram em Florianópolis, na sexta (22.11.2019), um ambiente que integra diversos serviços voltados ao futuro da indústria
→ Tradicional festa alemã será realizada para buscar recursos para reforma da Softville;
→ CoCreation Lab da Associação Catarinense de Imprensa busca iniciativas inovadoras em jornalismo e comunicação
O Instituto da Indústria, implantado pela FIESC no Sapiens Parque, em Florianópolis, ganha nesta sexta-feira (22.11) o LabFaber, um laboratório-fábrica para desenvolvimento, experimentação e capacitação em Indústria 4.0 da CERTI, focado em soluções de transformação digital para a indústria. No ambiente, ele se une ao Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (que desenvolve projetos de inovação para a indústria), à Hards (aceleradora de startups da CERTI) e à Produza (que também confecciona e prototipa placas eletrônicas e realiza a integração de produtos).
“O Instituto da Indústria tem o objetivo central de impulsionar a competitividade do setor. Por meio da parceria com a CERTI, passa a agregar instituições que possibilitam o desenvolvimento completo de produtos e processos, da ideia ao mercado”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Na visão do Superintendente Geral da CERTI, José Eduardo Fiates, “estamos unindo o desenvolvimento de produtos com sistemas embarcados, processos de manufatura, experimentação, testes, prototipagem, integração, disseminação e capacitação em Indústria 4.0, trazendo riqueza social e oportunidades de novos empreendimentos de hardware e elevando a qualidade da industrial nacional”.
“STAMMTISCH DA INOVAÇÃO” BUSCA APOIO PARA REFORMA DA SOFTVILLE
A rua Otto Boehm, no centro de Joinville, vai receber uma festa diferente no dia 30 de novembro. Das 10h às 17h, startups, universidades e empresas de base tecnológica da cidade vão ocupar a via para um “Stammtisch da Inovação”, organizado pela Softville com objetivo de unir o ecossistema local em um encontro descontraído para arrecadas fundos para a revitalização da incubadora.
O Stammtisch é uma tradicional festa germânica que reúne diversas “confrarias” em um mesmo espaço público, com cada grupo organizando sua atração (bebidas, comida, música). A ideia, conta Pedro Shioga, coordenador de projetos de inovação da prefeitura de Joinville, “é mobilizar a comunidade trazendo um pouco desse ambiente de inovação para um público que não conhece startups, numa região central, em frente à incubadora, chamando a atenção para um movimento que está crescendo na cidade”.
O evento deve reunir cerca de barracas de grandes empresas, startups, universidades, com possibilidade de venda de chopp e divisão da renda entre a barraca e a Softville. “A incubadora está passando por um processo de reestruturação, interna e também de reforma física. Com essa confraternização, queremos celebrar e compartilhar com a comunidade o que foi feito ao longo do ano na agenda de inovação, e também ajudar com recursos nessa reforma”, explica Shioga. Parte do projeto de reforma está sendo feito, pró-bono, pelo escritório-modelo da Católica SC. Os pacotes para adesão ao evento estão disponíveis neste link: http://www.softville.org.br/stammtisch/
O Stammtisch da Inovação acontece das 10h às 17h do dia 31.11 e é aberto ao público.
ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE IMPRENSA BUSCA PROJETOS INOVADORES EM JORNALISMO E COMUNICAÇÃO
A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista lança na próxima segunda-feira (25.11) o edital CoCreation Lab ACI, voltado a projetos inovadores na área de Comunicação e Jornalismo. As inscrições, que podem ser feitas até o dia 20.12, podem ser feitas neste link.
A ideia é buscar projetos que possam se tornar novos negócios na área de Comunicação – serão selecionados 10 projetos, que passam por um período de seis meses de pré-incubação, com metodologia própria desenvolvida pelo CoCreation Lab – que já desenvolveu projetos em diversas áreas em cidades como Florianópolis, São José, Criciúma e Caçador. Ao longo do período de incubação, que acontece na sede da Associação Catarinense de Imprensa, em Florianópolis, os empreendedores recebem palestras, workshops, mentorias e networking para desenvolver os projetos.
O objetivo da ACI é estimular novos empreendedores e desenvolver um ambiente de inovação para o mercado de comunicação em Santa Catarina. O projeto tem apoio do Sebrae/SC e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Confira aqui o edital.
SIGA NOSSAS REDES