INSIGHTS: Inteligência artificial contra infecção generalizada / Realidade aumentada da Creative Drive / Ex-CEO da Cielo no Asaas

Voce está em :Home-Inovadores-INSIGHTS: Inteligência artificial contra infecção generalizada / Realidade aumentada da Creative Drive / Ex-CEO da Cielo no Asaas

INSIGHTS: Inteligência artificial contra infecção generalizada / Realidade aumentada da Creative Drive / Ex-CEO da Cielo no Asaas

Robô Laura ajuda a diagnosticar precocemente casos de septicemia em 75 leitos de hospital na Grande Florianópolis.

→ Robô Laura ajuda a diagnosticar precocemente casos de septicemia em hospital da Grande Florianópolis;

→ Creative Drive Brasil (antiga Decora) lança na ExpoRevestir app para mercado de revestimentos; 

→ Após ano sabático, ex-executivo do mercado de pagamentos entra no board da fintech Asaas, de Joinville 


[FLORIANÓPOLIS, 10.03.2020]
Redação SC Inova, com informações das Assessorias

Uma plataforma de inteligência artificial, batizada de “Robô Laura”, está ajudando médicos do Hospital da Unimed da Grande Florianópolis a fazer o diagnóstico precoce de sepse, uma grave condição clínica (conhecida também como  infecção generalizada ou septicemia) que leva ao óbito em até 55% dos casos e é a causa de morte de mais de 6 milhões de pacientes/ano no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. O uso da tecnologia mapeia atualmente pacientes internados em 75 leitos do hospital. 

O Robô Laura monitora e analisa através de machine learning (aprendizado de máquina) dados como idade, sexo, sinais vitais (pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura), saturação de oxigênio e glicemia capilar de cada um dos pacientes. “Com base nessas informações são gerados alertas em painéis de gestão  que identificam, por ordem de criticidade, os pacientes com deterioração clínica. De forma ágil, os médicos estabelecem o diagnóstico mais precoce de sepse e iniciam o tratamento imediatamente, apoiado no histórico clínico do paciente e de seus exames complementares”, explica o assessor médico de Inteligência em Saúde da cooperativa, Raphael Corrêa Santa Ritta. 

A plataforma de inteligência artificial foi desenvolvida em Curitiba (PR) pelo analista de sistema Jacson Fressatto após a perda de sua filha, que se chamava Laura, devido um quadro de sepse em 2010. Ativo desde 2016, o Robô teve cerca de 2,5 milhões de atendimentos analisados e estima-se que já tenha ajudado a salvar mais de 12 mil vidas.

REALIDADE AUMENTADA PARA PISOS E REVESTIMENTOS

A CreativeDrive, produtora global de fotos e vídeos que atua com soluções de tecnologia, com sede em Nova Iorque e unidade em Florianópolis (e que comprou, em 2018, a startup manezinha Decora por US$ 100 milhões), lança na Expo Revestir, uma das maiores feiras de arquitetura e construção da América Latina, dois aplicativos focados no mercado de revestimento. 

Um deles (CoverMat) usa realidade aumentada para simular em tempo real como pisos e revestimentos se comportam no ambiente em que o usuário está – a ideia é que marcas parceiras disponibilizem seus catálogos de produtos pelo próprio app. Outra inovação é o CoverLayer, um web-app que funciona como uma vitrine interativa, permitindo que o usuário troque o revestimento de cenas estáticas, podendo testar diversas combinações e saber mais informações sobre o produto na loja. 

Em Florianópolis, a companhia norte-americana mantém seu centro global de desenvolvimento e oferta de tecnologias e soluções de computação gráfica (CGI), visualização 3D e realidade aumentada para o varejo e fabricantes nos segmentos de decoração, mobiliário, revestimentos, louças e metais e calçados. 

EDUARDO GOUVEIA, EX-CIELO E MULTIPLUS, CHEGA AO CONSELHO DA ASAAS

Eleito um dos melhores CEOs do Brasil pela Forbes, o executivo Eduardo Gouveia – que liderou empresas como Cielo, Multiplus, Alelo e Livelo – voltou de um ano sabático em Londres, em 2019, para atuar no ambiente de startups no Brasil. A ideia era contribuir com alguma nova empresa que atuasse no mercado de pagamentos – e a escolha de Gouveia foi pela Asaas – fintech de Joinville que fechou 2019 movimentando R$ 1,23 bilhão em transações realizadas por 27 mil clientes – na qual hoje faz parte do Conselho de Administração.

Eduardo (ao centro), com os sócios e cofundadores Diego Contezini e Piero Contezini. / Foto: Divulgação Asaas

“Depois de uma reflexão de vida e carreira, decidi buscar mais impacto e aprendizado. Encontrei dois fundadores brilhantes, uma equipe jovem e engajada e um produto escalável e de alto impacto para os pequenos e médios negócios”, explica o executivo.

 A startup passa por um período de profissionalização do negócio, incluindo expansão para São Paulo. Em 2019, a plataforma lançou um serviço de robô que faz ligações para clientes inadimplentes: “permitimos que valores recebidos pela plataforma pudessem ser sacados, transferidos para terceiros ou para um cartão pré-pago”, afirma Piero Contezini, CEO e cofundador do Asaas. 

A antecipação de recebíveis via fundos de direitos creditórios (FIDC) para pessoa jurídica e física também impulsionou o negócio, uma operação que vem crescendo 30% ao mês e que ajudou a diminuir em 28% a inadimplência dos usuários da plataforma, comenta Piero.