INSIGHTS: Governo de Santa Catarina lança programa de Inovação Aberta / Hackathon premia soluções de IoT / Segurança digital

Voce está em :Home-Inovadores-INSIGHTS: Governo de Santa Catarina lança programa de Inovação Aberta / Hackathon premia soluções de IoT / Segurança digital

INSIGHTS: Governo de Santa Catarina lança programa de Inovação Aberta / Hackathon premia soluções de IoT / Segurança digital

Laboratório na sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), lançado na segunda (02.12), busca conexão com startups que desenvolvem soluções para o poder público.

→ Laboratório na sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) busca conexão com startups que desenvolvem soluções para o poder público; 

Hackathon TTN Florianópolis foi criado para fomentar o uso de IoT para soluções nas cidades;

→ SC Experience, que reuniu os principais nomes do setor de segurança digital e compliance; 


O Governo de Santa Catarina lança nesta segunda-feira, 2 de dezembro, às 10h, o Programa de Inovação Aberta. A iniciativa será gerida pela Secretaria de Estado da Administração e irá contar com um Laboratório de Inovação (Nidus) no LinkLab, que funciona na sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em Florianópolis. O objetivo é conectar startups com o Governo para desenvolver soluções tecnológicas que gerem eficiência e celeridade na resolução das demandas do cidadão. O primeiro órgão a atuar no laboratório será a Polícia Militar.

Na cerimônia também haverá a apresentação da primeira etapa da plataforma digital unificada do Governo de Santa Catarina (sc.gov.br). O projeto integra todos os serviços estaduais ao portal de notícias. O portal unificado é uma parceria da Secretaria Executiva de Comunicação, da Secretaria de Estado da Administração e do Centro de Informática e Automação de SC (Ciasc), com todos os demais órgãos do Governo.

No mesmo ato, a Secretaria da Educação fará o lançamento de um programa voltado à inovação na área. A iniciativa também tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

 

HACKATHON TTN FLORIANÓPOLIS PREMIA SOLUÇÕES EM TI 

Com o objetivo de divulgar a Rede TTN (The Thing Networking) como um laboratório aberto de inovação e fomentar o uso de IoT para soluções nas cidades, foi realizado entre os dias 09 e 24 de novembro o Hackathon TTN Florianópolis. A programação foi iniciada no IFSC – Campus Mauro Ramos, seguido de mentorias presenciais nos dias 13 e 20 de novembro. No domingo, 24, ocorreu o pitch day das equipes nas dependências do LinkLab da ACATE de São José.

O evento foi conduzido pelo grupo VIA por meio de suas metodologias para Hackathons. Assim, a partir da primeira etapa iniciada anteriormente de identificação dos problemas, soluções, validação com personas e desenvolvimento do modelo de negócio, a etapa final consistiu na apresentação das soluções desenvolvidas, inclusive com demomstração ao vivo dos MVP’s (Mínimo Produto Viável).

Um banca de especialistas nas áreas de IoT, negócios, software e sistemas embarcados foi formada para avaliar os participantes. Após a avaliação, foram premiadas a MU Tech, que desenvolveu sistema para monitorar a atividade em tempo real de transformadores de rede elétrica; e a Agritools, que criou um sistema utilizando sensores para monitoramento de cultivo orgânico de pequenos agricultores. As duas equipes receberão mentorias ao longo de 90 dias e conexões com o LinkLab da ACATE de São José e mais mil dólares em compras de serviços na Amazon. / Com informações da VIA Estação Conhecimento

SEGURANÇA DIGITAL NO SC EXPERIENCE

Florianópolis recebeu, durante os dias 20 e 21 de novembro, a segunda edição do SC Experience, que reuniu os principais nomes do setor de segurança digital e compliance. 

“Falamos muito de ecossistema da informação: hoje a pessoa compra um carro e tem seu dado compartilhado em diferentes frentes, com o varejo, que vende o carro, com a indústria, que produz, com o seguro, com correspondente, com alguma instituição financeiras, e esses dados podem se conectar com as redes sociais, Waze, outros aplicativos, sem necessariamente o usuário ter ideia de que essas informações são coletadas ou compartilhadas”, disse a advogada Patricia Peck, keynote do evento (foto ao lado), sobre os novos riscos à segurança que o ecossistema de tecnologia enfrenta.

O doutor em TI Davis Alves mostrou como o governo dos Estados Unidos está utilizando tecnologias que analisam microexpressões faciais para identificar pessoas suspeitas nas filas de imigração dos aeroportos e nos interrogatórios da polícia. Alves trouxe a dica de um aplicativo que qualquer um pode baixar no smartphone e fazer algo parecido: o Face Your Feelings. De acordo com o palestrante, basta apontar a câmera do celular para o rosto de outra pessoa e o app dará informações sobre o que o outro está sentindo, ao mapear o movimento dos músculos da face.