[INSIGHTS] Cocreation Lab ACI anuncia projetos de comunicação pré-selecionados / Rede de Centros de Inovação beneficia 1,3 mil empresas em Florianópolis

Voce está em :Home-Sociedade-[INSIGHTS] Cocreation Lab ACI anuncia projetos de comunicação pré-selecionados / Rede de Centros de Inovação beneficia 1,3 mil empresas em Florianópolis

[INSIGHTS] Cocreation Lab ACI anuncia projetos de comunicação pré-selecionados / Rede de Centros de Inovação beneficia 1,3 mil empresas em Florianópolis

Primeira pré-incubadora focada em projetos de comunicação, parceria entre ACI e Sebrae/SC, anuncia os projetos que passam para a próxima fase.

→ Primeira pré-incubadora focada em projetos de comunicação, parceria entre ACI e Sebrae/SC, anuncia os projetos que passam para a próxima fase; 

→ Criada em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Rede atendeu mais de 5 mil pessoas;

→ Equipe Zênite (IFSC Florianópolis) é a campeã do Desafio Solar e do prêmio de inovação tecnológica;  

 

[FLORIANÓPOLIS, 03.02.2020]
Redação SC Inova, com Assessorias de Imprensa / scinova@scinova.com.br 

 

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em parceria com o Sebrae SC, divulgou nesta segunda (03.02) a lista dos 15 selecionados para a segunda etapa do CoCreation Lab ACI, programa que ajuda a transformar ideias criativas em negócios e oferece cinco meses gratuitos de mentorias, palestras e workshops, entre outros benefícios aos selecionados. 

Essa é a primeira edição do Cocreation Lab com foco em projetos na área da comunicação – o lançamento foi no dia 25 de novembro. Confira abaixo os selecionados: 

  • Virtualize
  • Plat.Co
  • Jornalismo de Moda
  • VOID
  • Floripa Centro
  • Tum Cult
  • VideoTerapia
  • Inspire-se
  • Você Compartilha
  • Gulliver
  • Raiz
  • Farol Analytics
  • Florimpa
  • Escola de Jornalismo da ilha 
  • Comida com história

A partir de fevereiro, começa a etapa chamada de Innovation Trial, durante a qual os participantes são submetidos a uma análise para medir o real comprometimento e a capacidade de colocar a ideia em prática. Depois é realizado o diagnóstico para saber quais dos selecionados têm potencial para entrarem no mercado e seguirem no programa.

 

MODELO INÉDITO NO PAÍS, REDE DE CENTROS DE INOVAÇÃO
IMPACTA MAIS DE 5 MIL PESSOAS EM 2019

Espaço interno do CIA Downtown, no Centro da Capital, um dos quatro empreendimentos que fazem parte da Rede de Inovação. / Foto: Divulgação

Lançada em 2018 em um modelo inédito no país, a Rede de Centros de Inovação de Florianópolis – gerida pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em parceria com a prefeitura da Capital – beneficiou em 2019 cerca de 1,3 mil empresas e impactou mais de 5 mil pessoas em todos os eventos e encontros promovidos nas quatro unidades espalhadas pela cidade: Soho (continente), Downtown (centro), CIA Acate Primavera (SC-401) e CIA Sapiens (Norte da Ilha).  

 “O objetivo da Rede é criar espaços propícios para que a inovação floresça e estimular que os empreendedores compartilhem experiências na operação de seus negócios”, afirma Daniel Leipnitz, presidente da ACATE.

Os Centros de Inovação também são um ponto de partida para quem quer saber como iniciar um novo negócio: os Escritórios de Promoção da Inovação dão orientação e suporte ao potencial empreendedor e, ao longo de 2019, atenderam cerca de 250 pessoas nos quatro centros da Rede.

BARCO SOLAR DESENVOLVIDO NO IFSC FLORIANÓPOLIS
VENCE DESAFIO NACIONAL DE INOVAÇÃO

Equipe catarinense venceu sete das oito provas da competição e levou também o prêmio de inovação tecnológica. / Foto: Divulgação

A equipe Zênite Solar, do Câmpus Florianópolis do IFSC, foi a campeã na categoria livre do Desafio Solar Brasil (DSB), competição universitária de rali de barcos movidos a energia solar que pretender desenvolver tecnologias sustentáveis e eficientes para o transporte náutico. As provas foram entre os dias 27 e 2 de fevereiro, na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul (litoral norte de Santa Catarina).

O time de Florianópolis ficou em primeiro lugar vencendo sete das oito provas da competição, entre elas as de resistência, revezamento de pilotos e a de slalom. Além do primeiro lugar na resultado geral das provas, a Zênite levou ainda, pela quinta vez consecutiva, o prêmio Fernando Amorim de Inovação Tecnológica. 

“A equipe tem se destacado por apresentar soluções próprias para as diversas necessidades de desenvolvimento dos elementos que compõem o barco solar, e não simplesmente fazer a montagem do sistema a partir da integração de equipamentos comerciais. Atualmente, 100% do sistema eletrônico utilizado no barco solar é desenvolvido pelo próprio time”, destaca o professor Flábio Bardemaker Batista, do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) e que acompanha a Zênite desde sua criação. 

Entre as inovações da Zênite Solar estão o volante com comandos e informações integradas e sistema de telemetria que ajuda nas estratégias da equipe. Participaram da competição treze alunos de diversos cursos do IFSC, como os cursos Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecatrônica. O Desafio é uma versão brasileira do Frisian Solar Challenge, realizado na Holanda e que é considerado o principal evento europeu para embarcações solares.