Startups da incubadora com sede em Florianópolis, vinculada à Fundação CERTI, somam 730 colaboradores. Infraestrutura cresceu em 2024, com dois novos prédios no Sapiens Parque. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 19.02.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A incubadora Celta, vinculada à Fundação CERTI, registrou em 2024 um crescimento médio de 30% no faturamento individual das 42 empresas incubadas em comparação a 2023. As empresas graduadas ultrapassaram um faturamento médio de R$ 70 milhões, e três novos negócios concluíram seu ciclo na incubadora. Atualmente, cerca de 730 colaboradores atuam nas startups ligadas ao Celta, que expandiu sua infraestrutura com dois novos prédios no Sapiens Parque.
“O modelo de incubação que implementamos tem permitido que as startups se desenvolvam com maior rapidez, acelerando a inovação e incorporando tecnologias”, afirma o diretor executivo Tony Chierighini.
O número de empresas incubadas também cresceu, com quatro novas startups ingressando no programa, nos segmentos de saúde e ESG. Entre elas, a SANAPP foi vencedora da premiação internacional BID-FEMSA 2024, que reconhece boas práticas em sustentabilidade.
Três startups de diferentes segmentos concluíram o ciclo de incubação: a Food Test, especializada em análise sensorial de alimentos; a Pay Face, do setor contábil; e a BioRob, focada na área da saúde, tornaram-se graduadas em 2024.
Um dos destaques do Celta em 2024 foi a 4Feedstock, startup que desenvolve soluções para transformar resíduos industriais em matéria-prima e que registrou um crescimento superior a 100% em relação a 2023, triplicando a base de clientes. Criada no programa Arena Celta em 2022, a empresa passou por ajustes em seu modelo de negócios e consolidou sua atuação no mercado.
Atualmente, lidera uma plataforma tecnológica desenvolvida em parceria com a CERTI e a Embrapii, que conecta resíduos industriais a consumidores potenciais, promovendo a economia circular por meio de inteligência de dados. A startup também se prepara para lançar um novo combustível para caldeiras industriais, projetado para substituir cavacos e biomassa.

“Além de nos proporcionar a estrutura necessária e nos conectar com outros players do setor, o ecossistema nos fortalece na credibilidade, confiança e visibilidade junto ao mercado”, afirma William Furtado de Farias Júnior, diretor executivo.
Entre as novas empresas incubadas, a Altrum ingressou no Celta em 2024. Especializada no desenvolvimento de soluções personalizadas para a medicina, a startup prevê avanços em 2025. “Contamos com o apoio contínuo do Celta, sua metodologia e rede de parceiros, para darmos continuidade aos projetos e atingirmos nossas metas de crescimento e inovação”, destaca Thiago Ramalho França, fundador e head de negócios. A empresa foi aprovada no edital Tecnova III da FAPESC e recebeu um investimento de R$ 600 mil para sua aceleração.
SIGA NOSSAS REDES