Incubada em universidade, Insight Blink busca franqueadoras para expandir plataforma de geomarketing

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Incubada em universidade, Insight Blink busca franqueadoras para expandir plataforma de geomarketing

Tecnologia desenvolvida por startup de Florianópolis surgiu após consultoria a empreendedores – e agora faz parte de incubadora da Esag Udesc

Tecnologia desenvolvida por startup de Florianópolis surgiu após consultoria a empreendedores – e agora faz parte de incubadora recém-lançada pela Esag/Udesc. / Foto: Divulgação 


[FLORIANÓPOLIS, 10.06.2024]
Redação SC Inova, com informações da Esag/Udesc

Um serviço de geomarketing voltado a pequenas empresas, no qual dados e tecnologia ajudam empreendedores a entender se determinada região é a ideal para abrir negócios. Essa foi a proposta que o estudante de Administração Empresarial João Pedro Hermans da Silva transformou em uma startup, a Insight Blink, a partir de consultorias que ele dava a a outros empreendedores na Esag Jr., empresa júnior universitária ligada do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, onde ele estuda. 

Ele criou a empresa em 2023, chamando dois ex-colegas de ensino médio para sócios, os engenheiros de software Pedro Viana Schroeder e Luigi Remor Costa. Juntos, eles desenvolveram uma tecnologia própria para oferecer o serviço de geomarketing.

A ideia para o negócio veio em 2022, durante as consultorias, quando escolher a melhor localização para o negócio costumava ser parte importante do trabalho. “Já havia empresas de geomarketing no mercado, inclusive prestando serviço terceirizado para a Esag Jr. Mas, ou o serviço era focado em grandes clientes (e muito caro), ou era barato, mas pouco efetivo, limitando-se, por exemplo, a indicar o bairro onde moravam clientes potenciais – só que eles nem sempre consomem na área onde moram”, explica Hermans.

Percebendo essa “dor” de muitos clientes atendidos pela Esag Jr., o estudante pensou em preencher essa lacuna, criando um serviço de geomarketing mais acurado e ao mesmo tempo acessível a pequenos negócios. “Contratamos uma empresa para buscar as melhores bases de dados, aproveitando a recente atualização do censo feito pelo IBGE”, conta o empreendedor.

Eles desenvolveram uma tecnologia própria para garimpar essas bases de dados, entregando ao cliente uma análise precisa de onde fica o melhor lugar para abrir a primeira ou uma nova unidade do negócio. E além de precisão, a Insight Blink promete rapidez: cinco dias úteis a contar da assinatura do contrato para entregar o serviço completo.

A Insight Blink foi recém-selecionada para a primeira turma do Projeto de Incubação de Negócios de Inovação da Esag Ventures, programa de apoio ao desenvolvimento de startups idealizadas por estudantes da Udesc Esag. A startup será uma das residentes, pelo período de um ano, no novo espaço da Esag Ventures para incubação de empresas.

“É um apoio muito importante, não só por permitir um local onde podemos trabalhar com mais produtividade, como também pela troca com as outras startups incubadas. Estar em um ambiente com outros empreenderes acaba levando sempre à colaboração, propostas de parcerias e aprendizado uns com os outros”, afirma o empreendedor.  

“NOSSOS CLIENTES NÃO PODEM SE DAR AO LUXO DE ERRAR” 

Os primeiros passos foram como uma fornecedora terceirizada da própria Esag Jr., ajudando a empresa júnior a dar conta do volume de clientes que buscavam consultoria. Depois dessa fase, a Insight Blink passou a atender pequenos e médios negócios, principalmente nas áreas de saúde e tecnologia. Recentemente, a empresa fez parceria com imobiliárias, indicando os imóveis ideais disponíveis na área escolhida para cada cliente.

“Nós trabalhamos com clientes que não podem se dar ao luxo de errar”, explica o COO. “São pequenas empresas que não têm muito capital para arriscar e que precisam encontrar o lugar onde há a maior chance de o negócio dar certo: é o empreendedor que está começando ou que já tem um negócio que deu certo na base da tentativa e erro e vê a hora de expandir”. 

Agora, a startup busca clientes maiores – as franqueadoras. “Nesse caso é um serviço mais complexo e com abrangência maior, em todo o Brasil”, explica Hermans. “Vamos indicar os melhores locais para novos franqueados e avaliar a quantidade viável de lojas, assim como a distância entre elas, em determinada região, por exemplo”.

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