Inaitec lidera missão de startups catarinenses ao Vale do Silício

Voce está em :Home-Inovadores-Inaitec lidera missão de startups catarinenses ao Vale do Silício

Inaitec lidera missão de startups catarinenses ao Vale do Silício

Programa reúne 15 empresas de base tecnológica em uma imersão no principal polo global de inovação, com apoio da Fapesc

Programa reúne 15 empresas de base tecnológica em uma imersão no principal polo global de inovação, com apoio da Fapesc e parcerias com AtomSix e General Assembly. / Foto: Divulgação


[30.10.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa 

Quinze startups catarinenses estão participando nesta semana de uma missão internacional ao Vale do Silício (EUA), liderada pelo Inaitec, hub de inovação e negócios da Grande Florianópolis. A iniciativa tem como foco a internacionalização e o fortalecimento das conexões globais das empresas de base tecnológica, com uma agenda que inclui visitas a grandes companhias, mentorias e encontros com investidores.

Um dos destaques da programação foi a participação no TechCrunch Disrupt, uma das maiores conferências de tecnologia e inovação do mundo, que nesta edição reforçou o papel central da inteligência artificial (IA) na transformação dos negócios. Segundo os organizadores, mais de 95% das startups apresentaram soluções que incorporam IA em automação de processos, análise de dados e atendimento inteligente.

A imersão também inclui visitas a empresas como Google, Meta, Apple e LinkedIn, experiências na Stanford University, mentorias sobre marketing B2B, legislação imigratória e fusões e aquisições (M&A), além de oportunidades de pitch para investidores internacionais.

Entre as participantes estão a Sou Odonto, de Palhoça, e a Odisseia Assistentes Inteligentes, de Blumenau. 

A Sou Odonto, que desenvolve uma plataforma de e-commerce voltada a indústrias e distribuidores de produtos odontológicos, pretende aplicar os aprendizados da missão em seu processo de expansão internacional. A empresa, acelerada pelo INAITEC desde 2022, atende mais de 90 clientes no Brasil e projeta faturar R$ 3,5 milhões em 2025, com expectativa de ultrapassar R$ 5 milhões em 2026 com a entrada em novos mercados da América Latina.

“Estamos tendo a oportunidade de nos conectar com diversos empreendedores, construindo novas possibilidades e identificando soluções de outros setores que podem ser aplicadas em nosso negócio. O roteiro tem nos gerado muitos insights que pretendemos levar para o Brasil, especialmente no processo de internacionalização”, afirma Rodrigo Amorim, CEO da Sou Odonto.

Já a Odisseia Assistentes Inteligentes, especializada em plataformas de IA para o setor imobiliário, busca aprimorar a experiência de atendimento ao cliente. A solução utiliza inteligência artificial para qualificar leads e gerar insights a partir das conversas entre corretores e compradores. Para Felipe Bittencourt, cofundador da Odisseia, a missão tem sido “transformadora e inspiradora”, ampliando a visão estratégica da empresa. “É uma vivência intensa, com palestras de profissionais de altíssimo nível e momentos de interação com investidores interessados em nossas soluções. Queremos aplicar o aprendizado que tivemos aqui para seguir evoluindo e melhorando a jornada de corretores, gestores e clientes”, complementa.

Fundado em 2010, o Inaitec nasceu de uma parceria entre a Prefeitura de Palhoça, Hurbana, Unisul e ACIP, e já apoiou mais de 500 empresas – a missão aos EUA teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além de parcerias com a AtomSix e a General Assembly.

Para Diego Chierighini, diretor executivo do Inaitec, a missão ao Vale do Silício é um passo estratégico para o fortalecimento internacional das startups catarinenses. “É um movimento de conexão, posicionamento e projeção global para as empresas do nosso ecossistema. Santa Catarina tem se destacado pela densidade de talentos e negócios inovadores, e essa presença reforça nosso papel no mapa mundial da inovação”, conclui.

LEIA TAMBÉM: